• 20/04/2022
  • por Resenha Politika

Cajazeiras

HUJB realiza acompanhamento de pacientes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor

HUJB realiza acompanhamento de pacientes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor

Transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e paralisia cerebral são algumas das condições neurológicas acompanhadas pelo serviço de Terapia Ocupacional do Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC).

Zilmar Filho, terapeuta ocupacional do HUJB-UFCG há quase 3 anos, relata que o hospital realiza vinte atendimentos ambulatoriais por semana e 80 por mês, além de realizar visitas nos setores de internação e áreas assistenciais sob demanda junto com a equipe multiprofissional, atribuições inerentes ao seu cargo no hospital-escola da UFCG.

No hospital, o perfil de atendimento é voltado para pacientes entre 0 e 4 anos de idade que apresentem as condições citadas acima. Durante o tratamento, melhoras significativas são observadas nos mesmos, como a independência e autonomia na realização de suas atividades diárias.

É importante destacar que após serem encaminhados pela Central de Marcação e Regulação do município de Cajazeiras ou Secretaria Municipal de Saúde dos outros municípios da nona gerência de saúde da Paraíba, os pacientes realizam uma primeira consulta para avaliação do caso e a partir deste momento prossegue o tratamento na instituição ou o mesmo é referenciado para outro local. É importante ressaltar que duas faltas consecutivas durante o tratamento sem justificativa plausível, o paciente é automaticamente desligado.

Sobre a Rede Ebserh 

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Elthon Ribeiro – Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh

Comentários