• 05/11/2021
  • por Resenha Politika

Saúde

HUJB se pronuncia sobre denúncias e vídeos nas redes sociais: "Não houve recusa de assistência médica"

HUJB se pronuncia sobre denúncias e vídeos nas redes sociais: "Não houve recusa de assistência médica"

Após denúncias realizadas nas redes sociais, o Hospital Universitário Júlio Bandeira, emitiu nota para esclarecer possíveis irregularidades expostas por pais de crianças na noite desta quinta-feira (5).

Através de vídeos, os pais reclamavam do atendimento médico e das deficiências na triagem da casa de saúde que funciona na cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.

Nota:

O Hospital Universitário Júlio Bandeira/UFCG - EBSERH vem esclarecer sobre a situação ocorrida no Pronto Atendimento (PA) e divulgada ontem (04/11/2021) nas redes sociais.

A médica de plantão estava atendendo tanto às crianças internadas e às de pronto atendimento, quanto à demanda espontânea. Houve prioridade para os casos de urgência e emergência conforme Classificação de Risco adotada em todas as unidades hospitalares com serviço de pronto atendimento. A situação relatada foi classificada como “azul”, protocolada como não urgente.

Os atendimentos classificados como “verde” e “azul” também podem ser encontrados de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde dos respectivos Municípios.

Saliente-se que em caso de crianças que estejam apresentando sintomas respiratórios sugestivos de infecção por Coronavírus, os pais ou responsáveis devem procurar o Centro de Referência de Covid-19 de Cajazeiras, localizado na rua Maria José de Lima,s/n. Bairro dos Remédios. Funcionando das 7h às 11h/13h às 17h, todos os dias da semana.

️Ressaltamos que em nenhum momento houve recusa de Assistência Médica e que o grau de prioridade é em função do quadro clínico apresentado e não pela ordem de chegada.

A Classificação de Risco é realizada pela equipe de Enfermagem que, através de um sistema de cores, indica a prioridade do atendimento médico.

A cor vermelha: emergência;

A cor laranja: 10 minutos

A cor amarela: urgência e o atendimento ocorre em até 60 minutos;

A cor verde: pouco urgente e será assistido em até 2 horas

A cor azul em até 4 horas

️Os eventuais excessos constatados em relação ao tempo de espera do atendimento são sempre analisados pela gestão e eventuais falhas são apuradas para que sejam evitadas reiterações com a mesma característica.

️Ressaltamos que orientamos a todos os nossos usuários que se utilizem do Serviço de Ouvidoria para registrar ocorrências. (Telefone (83) 3532-4781; whatsapp(83) 9 9901-1504; e-mail: [email protected] e pela plataforma https://falabr.cgu.gov.br/ e através das caixas de coletas localizadas na recepção e enfermarias no HUJB).

O Colegiado Executivo do HUJB se coloca a disposição da população.

Comentários