• 02/04/2022
  • por Resenha Politika

Ensino e pesquisa

HUJB-UFCG lança edital para seleção de bolsistas no Programa de Iniciação Científica da Ebserh

HUJB-UFCG lança edital para seleção de bolsistas no Programa de Iniciação Científica da Ebserh

Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande divulgou nesta sexta-feira (01/04) o edital de abertura para seleção do Programa de Iniciação Científica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (PIC-Ebserh). Serão financiadas 05 bolsas para o hospital-escola da UFCG, com duração de 12 meses e no valor de R$ 400 mensais, de acordo com tabela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O período de inscrições já teve início e segue até as 23h59 do dia 10 de abril. Segundo o cronograma, a avaliação dos projetos será feita entre os dias 11 e 14 de abril e o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 20 de abril. Todas as informações podem ser acessadas no edital disponível na aba Ensino e Pesquisa/Iniciação Científica, no site do HUJB. Interessados podem dirimir dúvidas ao Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HUJB-UFCG/EBSERH, por meio do e-mail [email protected].

O objetivo é selecionar alunos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande, para concessão de bolsas para o PIC. Os projetos de pesquisa devem ser executados no HUJB. O Programa de Iniciação Científica da Ebserh é uma parceria entre a estatal e o CNPq, em movimento inédito para o fomento da pesquisa acadêmica nos Hospitais Universitários Federais vinculados à Rede.

Ao final do programa, será realizado um evento para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas da Rede Ebserh. Esse é o primeiro programa de concessão de bolsas de iniciação científica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, fruto de uma parceria com o CNPq, que vai distribuir 320 bolsas para alunos de graduação desenvolverem atividades de pesquisa científica nos HUs vinculados à estatal.

Os objetivos do PIC são promover o contato de estudantes de graduação com técnicas e métodos científicos aplicados à área da saúde; estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno; e contribuir para a formação científica de recursos humanos, visando ampliar a empregabilidade no cenário profissional e a formação em pesquisa científica.

 Acesse aqui o edital.

Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários