• 10/03/2022
  • por Resenha Politika

Justiça Eleitoral

João Azevêdo prestigia solenidade de posse do novo presidente do TRE-PB

João Azevêdo prestigia solenidade de posse do novo presidente do TRE-PB

O governador João Azevêdo participou, por meio de uma videoconferência, nesta quarta-feira (9), da solenidade de posse do presidente do Tribunal Regional do Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Leandro dos Santos, para o Biênio 2022/2024. Também fará parte da Mesa Diretora deste Tribunal a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti que será empossada, na próxima segunda-feira (14), nos cargos de vice-presidente e corregedora.

O chefe do Executivo estadual parabenizou a nova diretoria do TRE-PB, desejando que cumpra a missão concedida de forma exitosa. “Eu desejo êxito ao desembargador Leandro dos Santos, e à desembargadora Fátima Bezerra, que têm histórias brilhantes e reconhecidas na magistratura paraibana. Tenho certeza de que a missão abraçada e tão desafiadora será realizada com as competências que lhes são peculiares, fortalecendo a cidadania e a nossa democracia”, comentou João Azevêdo. 

Em seu pronunciamento de posse, o desembargador Leandro dos Santos ressaltou a satisfação de presidir a Corte Eleitoral e falou sobre os desafios do cargo. “Chegando este momento na presidência da Corte Eleitoral prometo dedicação e lealdade. Aqui encontro um corpo de servidores do mais alto nível profissional, onde tudo é bem feito. Somo o meu esforço ao deles, para atingirmos um ideal que representa a própria razão de ser da democracia. Sei dos desafios, sei do clima que se avizinha, mas estamos preparados. Não seremos coniventes com os desvios de comportamento ou com ilicitudes, por isso, conclamo que as eleições sejam realmente uma festa da democracia e não um jogo sujo pelo poder”, frisou.

O desembargador Leandro dos Santos ainda fez um agradecimento ao seu antecessor na presidência do TRE-PB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho. “Agradeço ao desembargador Joás de Brito Pereira Filho por conduzir essa Corte pelo caminho correto, sempre zelando pelos interesses republicanos. Ele conduziu a transição com espírito público, de homem honrado e consciente de suas responsabilidades. Só tenho a agradecer pela postura do desembargador Joás. Agradeço a todos, vamos à luta, temos muito para fazer”, finalizou.  

Breve perfil do desembargador Leandro dos Santos

O desembargador Leandro dos Santos ingressou na Magistratura em junho de 1988, após aprovação em concurso, obtendo a primeira colocação. Assumiu o cargo de juiz de Direito na comarca de Brejo do Cruz. De lá foi promovido para a comarca de Patos, sendo em seguida, removido para o juizado substituto de 3ª Entrância, em Campina Grande. Em setembro de 1998 chegou à comarca da Capital. Foi empossado desembargador em outubro de 2012 por merecimento. 

Atualmente, no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) exercia a função de presidente da 1ª Seção Especializada Cível e é o idealizador do projeto “Conhecendo o Judiciário”. O desembargador Leandro dos Santos leciona Direito Civil no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e na Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA) os módulos sobre Juizados Especiais Cíveis e Direito do Consumidor Aplicado. É também escritor tendo publicado o livro “Asfora: Uma Morte, Uma Polêmica”, em 2021. 

Comentários