• 12/09/2018
  • por Resenha Politika

Transparência Pública

José Aldemir e presidente do TCE assinam Pacto de Adequação de Conduta Técnico Operacional

José Aldemir e presidente do TCE assinam Pacto de Adequação de Conduta Técnico Operacional

O 1º Encontro de Controle Interno do Sertão Paraibano (Ecisp) foi aberto na noite de ontem, em solenidade realizada no Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) – Cajazeiras. A abertura do evento contou com as presenças de diversas autoridades dos meios políticos e jurídicos e na ocasião o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), André Carlo Torres Pontes, assinaram o Pacto de Adequação de Conduta Técnico Operacional. “Cajazeiras está dando uma lição para a Paraíba de que está comprometida, juntamente com o Tribunal, com a melhoria da gestão pública”, afirmou o presidente do TCE.

Em sua fala, o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, destacou a satisfação e alegria por Cajazeiras sediar evento de tal magnitude. Ele ressaltou a importância do TCE nessa integração e nessa parceria. “Hoje o TCE faz com que as coisas aconteçam de forma mais fácil. Parabéns por essa brilhante iniciativa”, disse. O prefeito enfatizou, ainda, as melhorias que vêm sendo implantadas nos órgãos que fiscalizam a gestão, como a Controladoria Geral. “Hoje só homologamos uma licitação em Cajazeiras depois que ela passa pelo crivo da Controladoria”, frisou.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, André Carlo Torres Pontes, explicou de forma detalhada o pacto firmado com o município. Segundo ele, esse foi um projeto que começou em 2007, mas que depois se arrefeceu, em função de gestões anteriores. No Pacto, os auditores identificam alguns pontos de melhoria e depois colocam no relatório, que fica público. O presidente do Tribunal proferiu, ainda, palestra sobre “Promoção do controle social por meio dos novos painéis do TCE”.

Já o secretário de Controle da Prefeitura de Cajazeiras, Marcos Pereira, deu as boas-vindas aos participantes do evento e lembrou da importância da troca de ideias que tem como objetivo maior fortalecer os municípios e tornar as gestões mais transparentes.

A solenidade contou com as presenças, também, do representante do prefeito Bonifácio Rocha, de Patos, Iasnália Polyana da Silva Queiroga; do representante do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, Sauli Martinho Gomes, do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público, Leonardo Quintans Coutinho; do auditor da Controladoria Geral da União e controlador geral de João Pessoa, Severino Sousa Queiroz; de prefeitos e autoridades da região. A fanfarra Maestro Rivaldo Santana, da Prefeitura Cajazeiras, abrilhantou o evento com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Comentários