• 21/06/2019
  • por Resenha Politika

Brasília

Lava Jato tirou procuradora do depoimento de Lula após suposta reclamação de Moro

Lava Jato tirou procuradora do depoimento de Lula após suposta reclamação de Moro

Após crítica do então juiz Sergio Moro, a força-tarefa da operação Lava Jato afastou a procuradora da República Laura Tessler das audiências do processo contra o ex-presidente Lula. As supostas críticas foram vazadas pelo The Intercept e divulgadas em programa do jornalista Reinaldo Azevedo na rádio BandNews FM, na noite desta quinta-feira, 20. 

Novos trechos de conversas entre os procuradores Deltan Dallagnol, coordenador da operação, e Carlos Fernando dos Santos Lima sugerem que o afastamento de Laura ocorreu quase imediatamente após Moro expressar descontentamento. Assim, de acordo com a reportagem, o então juiz teve interferência na acusação.

“Prezado, a colega Laura Tessler de vcs é excelente profissional, mas para inquirição em audiência, ela não vai muito bem. Desculpe dizer isso, mas com discrição, tente dar uns conselhos a ela, para o próprio bem dela. Um treinamento faria bem. Favor manter reservada essa mensagem”, teria dito Moro. Deltan Dallagnol aquiesceu: “Ok, manterei sim, obrigado!”.

Após 17 minutos, Dallagnol encaminhou a mensagem a Carlos Fernando dos Santos Lima, pedindo sigilo absoluto, conforme o jornalista Reinaldo Azevedo e o Intercept informaram nesta quinta.

Como sugerido por Moro, no primeiro depoimento de Lula, em maio de 2017, Laura Tessler não estava presente. Na ocasião, Júlio Noronha e Roberson Pozzobon representaram o MPF.

"A ação (de Moro) interferiu de maneira evidente até na escalação de procuradores. Quando um juiz escolhe o acusador, escolhe quem atua contra o réu", analisou Azevedo.

Comentários