• 14/07/2021
  • por Resenha Politika

Cultura

Lei cria Ação Estadual que incentiva leitura de livros de autores paraibanos nas escolas do estado

Lei cria Ação Estadual que incentiva leitura de livros de autores paraibanos nas escolas do estado

A cultura paraibana conta agora com mais um importante incentivo. A Lei 12.016, de autoria do deputado estadual Wilson Filho, já está em vigor e institui uma Ação Estadual para promover a leitura de livros científicos e literários de autores paraibanos nas redes pública e privada de ensino na Paraíba. A Lei foi sancionada pelo governador João Azevêdo e publicada na edição do Diário Oficial do Estado do último dia 10.

Além do incentivo à leitura das obras de autores paraibanos, a Lei estabelece a realização de palestras, seminários, exposições e outras ações que visem despertar nos estudantes o interesse pela cultura local e promoção do conhecimento da história do estado.

Conforme a Lei, as unidades de ensino também deverão criar espaços nas bibliotecas escolares destinados à exposição de obras. A ação estadual ainda estabelece a firmação de convênios com organizações não-governamentais de caráter cultural visando a implementação de projetos para a difusão da leitura dos autores paraibanos.

De acordo com o deputado Wilson Filho, a Lei irá incentivar o acesso à cultura paraibana, principalmente para as crianças e jovens. “Estamos na era do digital e de acesso à informação através da internet. Percebemos que uma parte significativa da população do nosso estado desconhece a história e a cultura da nossa Paraíba e com essa ação nas escolas iremos facilitar o acesso aos autores paraibanos”, ressaltou o deputado.

Wilson lembrou que a Paraíba é um celeiro de grandes autores como Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos e José Lins do Rêgo. “Acredito que essa Lei irá incentivar e despertar o interesse dos mais jovens pela nossa cultura, tão rica e com um conteúdo imensurável para a formação cultural dos estudantes”, destacou.

Comentários