• 29/05/2019
  • por Resenha Politika

Legislativo

Lei de Combate à Fake News é sancionada e ALPB realiza seminário sobre o tema nesta quinta

Lei de Combate à Fake News é sancionada e ALPB realiza seminário sobre o tema nesta quinta

Agora é oficial. A data de 24 de março faz parte do calendário estadual como o Dia de Conscientização e Combate às Fake News. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, a Lei 11.341 foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 29. A publicação ocorre um dia antes da realização de um Seminário sobre o tema que vai acontecer na sede do poder Legislativo nesta quinta-feira (30), a partir das 09h00.

De acordo com a Lei, a instituição deste dia tem como finalidade estabelecer um marco para abordagem da criação, divulgação e disseminação de notícias falas e conscientização sobre efeitos e conseqüências jurídicas.

“Muito importante essa discussão sobre a questão da informação. Estamos vivendo em um tempo onde as notícias falsas estão sendo muito divulgadas e essa Lei vem justamente para pontuar a importância de debater, identificar e coibir essas informações mentirosas”, disse o presidente Adriano Galdino.

Adriano Galdino ressaltou, ainda, o potencial lesivo que uma notícia falsa pode causar contra a imagem das pessoas. De acordo com ele, o compartilhamento da fake news é um desserviço público, pois muitos internautas não têm o cuidado de verificar previamente a veracidade das informações recebidas através das redes sociais. O presidente também citou como exemplo as empresas que atuam na criação desses fatos, com o objetivo de alcançar o máximo de pessoas possíveis, para influenciar a população e gerar a ‘viralização’ da ‘fake news’.

Entre as iniciativas da Lei está a realização de ações educativas, como seminários, ciclos de palestras, vídeos, entre outros.

ATIVIDADES EDUCATIVAS

A primeira ação após a publicação da Lei já está marcada. Será realizada nesta quinta-feira (30), das 9h às 12h30, na Assembleia Legislativa, o I Seminário de Combate a Fake News.

O evento vai reunir jornalistas, pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes, parlamentares e interessados para discutir de que forma as Fake News podem afetar a vida das pessoas. Os interessados em participar podem realizar as inscrições para o seminário de forma gratuita no banner do evento no portal da ALPB ou clicando AQUI (LINK: https://www.sympla.com.br/i-seminario-de-combate-a-fake-news__542809). Mas, é preciso se apressar, pois as vagas são limitadas.

Comentários