• 27/04/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Lembra dela? Vacina ButanVac deverá estar disponível só em 2023

Lembra dela? Vacina ButanVac deverá estar disponível só em 2023

A  ButanVac, vacina nacional contra a Covid-19  desenvolvida pelo Instituto Butantan, não deve entrar no ciclo vacinal dos brasileiros em 2022 como se imaginava anteriormente. Isso porque os testes com o imunizante, tanto no Brasil quanto fora, ainda estão sendo realizados. A expectativa agora é para que a vacina nacional esteja disponível apenas no ano que vem.

Segundo previsão do próprio Butantan, após ter passado por uma reformulação, o estudo conduzido no Brasil, na Tailândia e no Vietnã avaliou a eficácia da ButanVac como dose de reforço contra a Covid-19. Os resultados da fase 1 mostraram que a vacina é segura e induz níveis elevados de proteção contra a doença.

O imunizante foi anunciado em abril de 2021 pelo governo de São Paulo. Inicialmente, seria feito um ensaio clínico randomizado duplo-cego, comparando a resposta imune de quem tomou a vacina com um grupo controle que tomou uma substância sem efeito (placebo).

Porém, com o avanço da vacinação no país e o atual cenário da pandemia, o estudo precisou ser reestruturado para testar a ButanVac. A partir da mudança, o foco do estudo foi para transformar o imunizante nacional na opção mais viável como dose de reforço, com o objetivo de não depender dos imunizantes que precisam de matérias-primas importadas, uma vez que a ButanVac não depende de insumos internacionais.

“A vacinação do Brasil avançou muito rapidamente e chegou um momento em que não havia mais a possibilidade de inclusão de voluntários [para comparar vacinados e não vacinados]. Isso levou à necessidade de reformular todo o estudo clínico, o que acabou reduzindo a velocidade da pesquisa da vacina”, afirmou o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Resultados até o momento

De acordo com o Butantan, as pesquisas referentes ao imunizante são positivas, o que significa que os resultados obtidos são satisfatórios em termos de segurança e proteção contra as formas graves da doença.

Comentários