• 29/07/2018
  • por Resenha Politika

Luto

Lindolfo Pires lamenta falecimento do jornalista e escritor paraibano Biu Ramos

Lindolfo Pires lamenta falecimento do jornalista e escritor paraibano Biu Ramos

“Homem íntegro e que muito inspirava quem estava ao seu lado”. Foi assim que o deputado estadual Lindolfo Pires definiu o jornalista Biu Ramos, que faleceu na noite do sábado (28), aos 79 anos, em João Pessoa, onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular. A declaração de pesar do deputado Lindolfo Pires foi feita por meio de suas redes sociais, na manhã deste domingo. 

“É com tristeza que lamento a morte do amigo, jornalista e escritor paraibano, Severino Ramos, mais conhecido como Biu Ramos, uma referência no jornalismo Paraibano. Um homem íntegro e que muito inspirava quem estava ao seu lado. Peço a Deus que console os familiares e amigos e que receba de braços abertos esse servo seu. Certamente, a sua ausência nunca será suprida, mas o seu legado será sempre lembrado”, publicou o parlamentar. 

Filho de operário, Biu Ramos nasceu em uma usina na cidade de Santa Rita. Começou no jornalismo aos 17 anos, como repórter. Em sua carreira, Biu chegou a trabalhar em emissoras de rádio e em jornais impressos, sendo o primeiro correspondente em João Pessoa do Jornal do Brasil, entre os anos de 1965 e 1975. Também foi correspondente da Folha de São Paulo e das revistas Veja e Realidade e o primeiro diretor sucursal do Diário de Pernambuco na capital paraibana.

O jornalista também foi o primeiro chefe de redação da Secretaria de Comunicação do Governo da Paraíba, em 1967, quando criou a estrutura de comunicação institucional utilizada até hoje. Biu Ramos também foi diretor-geral do Jornal A União, secretário de Cultura, Esportes e Turismo da Paraíba e diretor da Rádio Tabajara.

Como autor, chegou a publicar oito livros, entre eles “Memórias de um Repórter”, “Crimes que abalaram a Paraíba” e as biografias dos ex-governadores João Agripino e Tarcísio Burity. Biu Ramos era casado e deixou cinco filhos, sendo três do primeiro casamento e dois do segundo.

Comentários