• 05/08/2020
  • por Resenha Politika

Capital

Luciano Cartaxo autoriza reabertura das praças de alimentação de shoppings centers e modifica horário de cafeterias e lanchonetes

Luciano Cartaxo autoriza reabertura das praças de alimentação de shoppings centers e modifica horário de cafeterias e lanchonetes

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, nesta terça-feira (4), uma nova fase do Plano Estratégico de Flexibilização, com a autorização para o funcionamento das praças de alimentação dos shoppings centers a partir desta quinta-feira (6). Além disso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também promoveu alterações referentes aos protocolos da quarta etapa do plano, com relação aos restaurantes self-service e no horário de funcionamento de cafeterias e lanchonetes.
 
As medidas foram anunciadas após reunião com o Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação da Capital, além de também terem sido analisados dados sanitários e de ocupação hospitalar, por exemplo. 
 
“Realizamos uma reunião com o Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação da Capital e chegamos a um bom entendimento no sentido de flexibilizar a abertura das praças e demais alterações de forma que continuemos preservando as vidas das pessoas. O setor de bares e restaurantes pode dar mais um passo nesta retomada gradual às atividades, abrindo agora as praças de alimentação, seguindo as regras de ouro que estabelecemos e que tem nos ajudado a salvar vidas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
 
Desta forma, a partir da quinta-feira (6), as praças de alimentação dos shoppings poderão ser reabertas seguindo as mesmas normas e protocolos estabelecidos para os bares e restaurantes. Dentre as regras, está a limitação a 50% da capacidade local, distanciamento de 1,5 metro, disponibilização de álcool gel e a continuidade do uso obrigatório das máscaras. O horário estabelecido é o mesmo de funcionamento dos shoppings.
 
Também foi feito um ajuste no horário das cafeterias, lanchonetes e similares, para que elas possam funcionar em horário corrido, de 12h às 20h e não mais conforme estava estabelecido anteriormente, que seguia os mesmos horários de bares e restaurantes.  Outra mudança acontece nos restaurantes que servem refeições self-service. A partir desta quinta, não será mais obrigatória a presença de um funcionário do estabelecimento servindo os clientes. Para reduzir as aglomerações, estes restaurantes deverão dispor de protetores salivares nos buffets, mas os próprios clientes poderão se servir utilizando luvas descartáveis oferecidas pelos estabelecimentos.
 
Dia dos Pais – O comércio também terá uma alteração no horário de funcionamento até o Dia dos Pais, neste domingo (9), podendo fechar às 17h em virtude da possibilidade de haver aglomeração neste período de compras de presentes. Desta forma, o comércio de rua ficará aberto das 9h às 17h.

Comentários