- 05/11/2024
- por Resenha Politika
Lula e Bolsonaro repetem a polarização dos EUA
A eleição presidencial dos Estados Unidos disputada entre o ex-presidente Donald Trump e a vice-presidente Kamala Harris ultrapassa a fronteira americana e repercute entre políticos brasileiros. Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assumem um lado na rivalidade entre os dois grandes partidos americanos, o Democrata e o Republicano, replicando a polarização nacional.
Os apoios vão ao encontro das manifestações de Lula e Bolsonaro. Enquanto o petista declarou apoio a Kamala, Bolsonaro enviou votos de vitória para Trump.
Em vídeo compartilhado em suas redes sociais, no domingo, Bolsonaro disse: "Em cena, o maior líder conservador da atualidade, Donald Trump. Em seu governo, os Estados Unidos projetavam poder. Não tivemos guerras. A paz se fez presente em todo o globo. Hoje, vemos guerras, a volta do terrorismo e a censura aprisionando a todos. A volta de Trump é certeza de um mundo melhor, sem guerras, terrorismo, e o retorno da liberdade em toda a sua plenitude", declarou.
O apoio de Bolsonaro a Trump não é novidade. O líder do PL empregou no Brasil uma série de estratégias que levaram o republicano à Casa Branca, incluindo os ataques e as ameaças a opositores, a criação de redes para disseminar informações falsas e o questionamento do resultado eleitoral.
Correio Brazilense