• 24/09/2019
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Maternidade de Patos: gestantes são orientadas e conhecem ambiente do parto

Maternidade de Patos: gestantes são orientadas e conhecem ambiente do parto

Várias gestantes estão vivenciando uma experiência diferente graças a uma iniciativa da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, que busca tranquilizá-las melhor para o momento do parto. Com o projeto ‘Acolher’, iniciado no ano passado, as futuras mamães têm a oportunidade de receber orientações e conhecer o ambiente onde elas viverão, talvez, a maior emoção de suas vidas.
 
A ideia, explica o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, é tornar familiar para as gestantes o ambiente que as acolherá para o parto, trazendo mais tranquilidade a esse momento. “Isso, de alguma forma, as tranquiliza, pois, apesar de muita gente conhecer e saber dos nossos diferenciais enquanto unidade de saúde, referência na assistência às gestantes, inclusive, em gravidez de alto risco, conhecer nossa estrutura, equipamentos, equipes, instalações, etc, possibilita que essas gestantes fiquem mais seguras quando chegarem aqui para terem seus filhos, pois já conheceram a nossa estrutura”, destaca o diretor.
 
Durante as visitas, as futuras mamães, que são acompanhadas pela Gerência de Enfermagem da unidade, passam pelo Serviço Social, recepção, alojamentos, refeitório, a Ucin, a sala de parto humanizado, o alojamento Mãe-Canguru, o Banco de Leite, entre outras dependências da Maternidade. Além da visita às instalações, há um momento que elas recebem orientações sobre o parto normal e humanizado, sobre direitos da paciente, incluindo aí a opção por ter um acompanhante, e sobre aleitamento materno, além de orientações do que ela pode levar para a Maternidade, inclusive sobre os documentos necessários para atendimento. 
 
O projeto ‘Acolher’ foi idealizado pela psicóloga e técnica de enfermagem da cidade de Malta, Maria Lidiana Gomes, com apoio das enfermeiras Ligia Karla e Nallygi Gyanca e Rosalba Dantas, que desde o ano passado trazem grupos de gestantes com essa finalidade. Mas qualquer unidade de saúde pode solicitar um agendamento de visita para o grupo de gestantes que atende junto ao Núcleo de Estágio, Capacitações e Eventos (Nece) da Maternidade, via ofício. A coordenadora do Nece, Mabel Longo, explica que o pedido é encaminhado à gerência administrativa da unidade que faz o agendamento da visita. “É um procedimento que precisa ser agendado para que possamos mobilizar as equipes para realização da visita e das orientações a serem repassadas”, reitera Mabel.

Comentários