• 17/04/2018
  • por Resenha Politika

MEC avalia criação do Instituto Federal no Sertão da PB

O Ministério da Educação (MEC) começou a analisar a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba (IFSPB) que foi proposta na Câmara dos Deputados pelo coordenador da bancada paraibana, Wilson Filho (PTB).

A análise está sendo feita por meio de uma proposta de reordenamento dos Institutos em todo o País que foi apresentada pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

A proposta prevê que o Instituto Federal do Sertão terá oito unidades. A reorganização deve beneficiar 1,1 milhão de paraibanos de 127 municípios. A instalação garantiria a proximidade do centro tecnológico de Patos com o município mais distante, Cajazeiras, com apenas 171 km.

O processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem por objetivo a adequação a uma nova realidade: as crescentes dificuldades envolvidas na administração de estruturas multicampi, distribuídas pelos extensos territórios estaduais.

De acordo com a proposta, as grandes distâncias entre alguns campi e suas respectivas sedes, dificultam os seus apropriados desenvolvimentos, ao mesmo tempo em que oneram toda a estrutura administrativa, demandando maiores tempos de deslocamento e recursos financeiros.
 
Resenha Politika com Assessoria

Comentários