• 14/10/2018
  • por Resenha Politika

Saúde

Médico sertanejo diz que para ter UTI Neonatal em Cajazeiras é necessário voos comercias no Aeroporto Regional; entenda

Médico sertanejo diz que para ter UTI Neonatal em Cajazeiras é necessário voos comercias no Aeroporto Regional; entenda

O conceituado médico, Oscar Sobral, afirmou durante entrevista, nesta sexta-feira (12), que para ser instalada uma UTI Neonatal na cidade de Cajazeiras é necessário que o Aeroporto Regional de Cajazeiras possa funcionar com linhas comerciais. Ele ressaltou que os médicos especializados nesta área ainda são poucos e talvez não passem de 50 neonatologistas na Paraíba toda.

Perguntado se existe algum neonatologista na Região Metropolitana de Cajazeiras ou de Sousa, ele afirmou que esse profissional é muito raro ainda e precisa trazer de outros centros maiores, a exemplo de João Pessoa.

“O neonatologista é altamente especializado e esse tipo de médico é difícil puxar ele para o interior, primeiro porque a remuneração dele é alta nos grandes centros. Depois, para trazê-lo para Cajazeiras precisaria que o aeroporto estivesse funcionando para facilitar o trajeto, inclusive nos fins de semana”, explicou o médico.

Ele adiantou que para colocar um plantão neonatal custaria, em média, aproximadamente R$ 150 mil por mês, além dos outros profissionais da junta médica.

Dr. Oscar citou como exemplo a Região Metropolitana do Cariri cearense, Crato, Juazeiro e Barbalha, onde a UTI Neonatal, ou (unidade de terapia intensiva neonatal, também conhecida como berçário de terapia intensiva) só passou a funcionar adequadamente depois do aeroporto.

Resenha Politika com Radar Sertanejo

Comentários