• 01/01/2022
  • por Resenha Politika

Ministério da Saúde admite que dados do ConecteSUS não foram restabelecidos

Ministério da Saúde admite que dados do ConecteSUS não foram restabelecidos

O Ministério da Saúde admitiu que os dados de vacinação lançados após o dia 10 de dezembro ainda não constam nas plataformas ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI. Há duas semanas, a pasta informou que a situação havia sido normalizada após um ataque hacker.

Desde o dia 10 de dezembro, os dados da vacinação contra a Covid-19 não são atualizados pela Prefeitura de Belo Horizonte. Na data, 2.141.171 pessoas tinham recebido a 1ª dose. Destas, 1.986.420 receberam a 2ª dose ou dose única e 364.549 a dose de reforço. A falta de atualização impede o acompanhamento do número de pessoas imunizadas.

Mesmo tendo sistema de controle próprio, a prefeitura informou que passou a utilizar somente a base do sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que ficou indisponível depois do ataque hacker.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que os dados de vacinação no município são atualizados semanalmente, às sextas-feiras. Porém, o boletim não atualizou os dados neste dia 31 de dezembro, já que ainda há instabilidade no sistema.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que as informações podem ser registradas pelos gestores locais, mas que ainda não podem ser acessadas pelos usuários.

"O Ministério da Saúde informa que na última semana foram restabelecidas as plataformas e-SUS Notifica, SI-PNI e Conecte SUS, possibilitando a inclusão de dados por estados e munícipios. Os dados lançados após o dia 10 de dezembro ainda não constam nas plataformas. Entretanto, todas as informações podem ser registradas pelos gestores locais e, assim que a integração de dados for restabelecida, os registros poderão ser acessados pelos usuários", disse o governo federal.

Comentários