• 13/05/2018
  • por Resenha Politika

Morre aos 53 anos de infarto o deputado federal Rômulo Gouveia

Morre aos 53 anos de infarto o deputado federal Rômulo Gouveia

Uma notícia que pegou toda a Paraíba de surpresa. O deputado federal Rômulo Gouveia, 53 anos, faleceu na madrugada deste domingo (13), no Hospital Antônio Targino em Campina Grande. Rômulo que assumia a presidência do PSD na Paraíba, foi vítima de um infarto fulminante. Ele havia recebido alta do Hospital Santa Clara no sábado (12), quando se tratava de uma infecção urinária. Em casa, começou a sentir fortes dores por volta das 02h00 da madrugada, sendo socorrido para o Hospital Antônio Targino, onde a equipe médica tentou por um bom tempo reanima-lo, mas, sem sucesso.

Bibliografia

Filho de José Antônio de Gouveia (taxista aposentado) e Berenice de Almeida Gouveia (dona de casa). Era casado com a pedagoga e ex-deputada estadual Eva Gouveia e é pai de quatro filhos: Robson, Lucas, Pablo e Rômulo Filho.

Rômulo Gouveia foi administrador, bacharel em Direito e funcionário público, foi presidente SAB (Sociedade de Amigos de Bairro) do Jardim Tavares em Campina Grande e da UCES (União Campinense de Equipes Sociais), em 1989 foi convidado para ocupar o cargo de coordenador da Merenda Escolar da 3ª Região de Ensino em Campina Grande, depois, Diretor Regional da Companhia Estadual de Habitação Popular em 1991, até entrar na política em 1992 quando foi eleito vereador.

Carreira Política

Em 1992, se elegeu vereador em Campina Grande, reelegendo-se em 1996.

Em 1998, se elegeu deputado estadual, reelegendo-se em 2002 e sendo o presidente da Assembléia Legislativa entre os anos de 2003 e 2007.

 

Em 2004, perdeu a eleição para a prefeitura de Campina Grande para o então vereador Veneziano Vital do Rêgo com uma diferença de 791 votos. Número muito pequeno levando em consideração os 247.231 eleitores que a cidade possui. Assim, Veneziano Vital foi eleito com 50,19% e Rômulo Gouveia perdeu com 49,81% dos votos válidos.

Em 2006, se elege para uma vaga de deputado federal, sendo o terceiro mais votado em toda a Paraíba

Em 2008, disputa novamente a prefeitura de Campina Grande, mas é mais uma vez derrotado pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo por uma diferença de 6.879 votos. Assim, Veneziano ganhou com 51,52% dos votos e Rômulo perdeu com 48,48% dos votos válidos.

Em 2010, é eleito vice-governador da Paraíba na chapa comandada pelo ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho numa aliança entre PSB/PSDB.

Em 2014 rompe politicamente com o governador Ricardo Coutinho pelo fato de ter sido rifado e preterido na disputa pela vaga de senador na chapa majoritária e elege-se novamente ao cargo de deputado federal na coligação A Vontade do Povo junto com o PSDB, sendo assim eleito o 9º mais votado em todo o estado, assim retorna ao seu grupo político de origem que é capitaneado pelo então senador e candidato ao governo da Paraíba Cássio Cunha Lima.

Comentários