• 27/05/2022
  • por Resenha Politika

Luto

Morre, aos 79 anos, o ex-vereador de Cajazeiras Severino Dantas

Morre, aos 79 anos, o ex-vereador de Cajazeiras Severino Dantas

Líder histórico do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cajazeiras, 79 anos, tendo inclusive feito parte da fundação da sigla em nível nacional, o ex-vereador Severino Dantas, o ex-vereador Severino Dantas Fernandes, anos, faleceu na manhã desta sexta-feira (27). O ex-politico estava internado no Hospital Regional de Cajazeiras e se recuperava de uma cirurgia.

Natural de São João do Rio do Peixe, Severino Dantas era servidor público aposentado e exerceu o mandato de vereador em Cajazeiras nas entre 1996 e 2012.

Bravo comunista egresso do Partido Operário Revolucionário Trotskista (PORT), seção brasileira da Quarta Internacional Socialista Posadista (PORT-P), fundado em 1955, onde o mesmo realizou intenso trabalho para o aliciamento e recrutamento de estudantes, camponeses e outras classes, em Antenor Navarro (atual São João do Rio do Peixe), Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba.

No ano de 1956, saiu da Comunidade Bálsamo, no município de Antenor Navarro, com o objetivo de estudar no Seminário dos Franciscanos, localizado em Triunfo (PE). Em seguida, em 1962, mudou-se para João Pessoa, ocasião em que ingressou nos movimentos estudantis e em seguida nas Ligas Camponesas lideradas no Nordeste pelo advogado e ex-deputado federal Francisco Julião Arruda de Paula, sendo seus companheiros todos integrantes do Partido Operário Revolucionário (Trotskista) no ano de 1964.

Com o advento do Golpe Militar, Severino Dantas foi compelido a abandonar as atividades estudantis, bem como, seu emprego no Movimento de Alfabetização Popular – Método Paulo Freire, extinto pelo citado Golpe. Depois do Golpe Militar de 1964, juntamente com outros companheiros, passou a viver na clandestinidade realizando vários eventos como o objetivo de rearticular o movimento popular das Ligas Camponesas e os movimentos estudantis através do famoso “Grupo dos 5” e dando continuidade ao movimento nacionalista encabeçado por Leonel Brizola.

Com Coisas de Cajazeiras

Comentários