• 08/03/2022
  • por Resenha Politika

No Dia Internacional da Mulher, Wilson Filho destaca leis de sua autoria na Assembleia Legislativa

No Dia Internacional da Mulher, Wilson Filho destaca leis de sua autoria na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Wilson Filho tem atuado em pautas na Assembleia Legislativa da Paraíba que atendem pleitos das mulheres paraibanas e no Dia Internacional da Mulher, destaca leis de sua autoria que estão em vigor no Estado e reafirma o compromisso de lutar sempre por mais respeito, igualdade e oportunidades para as mulheres.

Durante o período crítico da pandemia do novo Coronavírus, o deputado estadual Wilson Filho conseguiu a aprovação do Projeto de Lei 1.876, que garante à mulher vítima de violência doméstica o acolhimento em alojamento seguro e apropriado, quando houver situação de calamidade pública e a necessidade de isolamento social. A lei está em vigor na Paraíba.

No tocante à violência contra a mulher, Wilson Filho também foi autor da Lei 2731/2021, que institui de forma permanente o Protocolo Emergencial “Sinal Vermelho” de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, que é uma opção para a vítima pedir socorro e ajuda em farmácias, repartições públicas, portarias de condomínios, entre outros estabelecimentos comerciais.

O deputado Wilson Filho ainda é autor da Lei 1188/2019, que determina que em caso de agressão ou qualquer outra forma de violência física praticada contra a mulher e que venha ser periciada por laudo técnico, comprovando o ocorrido, o resultado do exame deverá ser emitido no prazo máximo de 48h, estando à disposição tanto dos agentes do IPC, quanto da autoridade que investiga o caso.

“Apesar das inúmeras leis, ações e projetos, a violência contra a mulher ainda persiste e é necessário que estejamos abordando essa questão em todos os setores da sociedade. Nosso mandato tem trabalhado em sintonia com as reivindicações e anseios das mulheres paraibanas, agindo no intuito de proporcioná-las mais respeito, paz e igualdade”, afirmou o deputado Wilson Filho.

*Assédio*

Wilson lembrou da realidade das mulheres que sofrem diariamente assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e ressaltou que foi autor da Lei de nº 3.108, que institui o dia 2 de maio como o Dia Estadual de Combate a essa prática. “Uma data para conscientizar, prevenir e combater atitudes abusivas que afetem a dignidade das mulheres”, explicou.

Comentários