• 05/09/2017
  • por Resenha Politika

Novo golpe no WhatsApp promete pacote de dados gratuito

Novo golpe no WhatsApp promete pacote de dados gratuito

De acordo com um alerta da empresa de segurança PSafe, um novo golpe no WhatsApp promete um pacote de dados gratuito para os usuários do aplicativo.

Novo golpe no WhatsApp

O golpe envolve um link que chega pelo aplicativo prometendo um pacote de dados móveis de diversas empresas de telefonia. Segundo a PSafe, o link já foi acessado mais de 20 mil vezes.

Ao clicar no link recebido pelo app de mensagens, o usuário precisa fazer um breve cadastro com seu nome, número de celular e operadora e é induzido a compartilhar o falso benefício com 10 amigos.

Ao realizar os compartilhamentos, o site malicioso faz dois direcionamentos: um sugere que o usuário inclua seu número de telefone novamente, só que desta vez o cadastro é para um serviço de SMS pago – que efetua cobranças indevidas; o outro direcionamento é para baixar um app falso, que pode infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crime ou prejuízo financeiro.

Para que os usuários de Android não se tornem vítimas deste tipo de cibercriminosos, o gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni, reforça a necessidade de ter um antivírus certificado com a função ‘antiphishing’ instalado no smartphone, que avisará o usuário se o link clicado é confiável ou não, permitindo, assim, uma navegação mais segura.


Além disso, “é importante que o usuário tenha um comportamento preventivo na internet, desconfiando de links recebidos via redes sociais e chats, mesmo de conhecidos”, completa o especialista.

Confira algumas capturas de tela do novo golpe no WhatsApp:

Comentários