• 22/09/2020
  • por Resenha Politika

Dados

Número de mortes em acidentes de trânsito cresce mais que assassinatos na Paraíba

Número de mortes em acidentes de trânsito cresce mais que assassinatos na Paraíba

Os acidentes de trânsito matam mais do que crimes de violência na Paraíba, como mostra um levantamento realizado pela Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT. O estado foi o 10º no Brasil com maior número de acidentes com mortes em 2019. Para alertar sobre os cuidados no trânsito a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza nessa terça-feira (22), às 15h, uma sessão especial em alusão a Semana Nacional do Transito. O debate acontecerá de forma remota com transmissão pela TV Assembleia (Canal 8.2) e no canal do Youtube - TV Assembleia PB.
 
Um comparativo entre as indenizações pagas pelo Seguro DPVAT e os dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, apontou 1.041 mortes por acidentes contra 951 óbitos por crimes violentos (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte). Do total de indenizações, 702 (67%) resultaram de acidentes envolvendo motocicletas. Já a faixa etária mais atingida foi a que compreende 45 a 64 anos, correspondendo a 24% dos casos (254 vítimas).
 
“A sessão especial marca a Semana Nacional do Trânsito no nosso estado. Os números de acidentes crescem a cada instante e precisamos discutir esse assunto e planejar políticas públicas que sejam capazes de garantir a segurança das pessoas no trânsito. Precisamos reduzir o número que mortes no nosso estado que ultrapassa o da violência”, destacou Eduardo Carneiro.
 
Maio Amarelo – Em maio desse ano, o deputado Eduardo realizou uma campanha nas redes sociais em alusão ao Maio Amarelo, mês que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Na ocasião, o parlamentar destacou a importância da Lei Seca que completou 12 anos. “A Lei Seca é uma importante ferramenta para redução no número de mortes no nosso País. A atuação da fiscalização de trânsito, o alto valor da multa e a aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir fazem com que todo condutor pense duas vezes antes de dirigir após ingerir bebida alcoólica”, observou.

Comentários