• 20/02/2022
  • por Resenha Politika

Trânsito

Operação Carcará – PRF prende 08 pessoas e recupera 08 veículos roubados durante ação no sertão da Paraíba

Operação Carcará – PRF prende 08 pessoas e recupera 08 veículos roubados durante ação no sertão da Paraíba

Em cinco dias de Operação, os policiais recuperaram quatro motocicletas e quatro carros roubados durante ações em diversos municípios do sertão. Apenas neste começo de ano, a PRF já recuperou 54 veículos roubados ou furtados que trafegavam em rodovias federais da Paraíba
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba encerrou no último sábado (19) a Operação Carcará. Durante a Operação, realizada no período de 16 a 19 de fevereiro,  850 veículos e 800 pessoas foram fiscalizadas, resultando na recuperação de oito veículos roubados, 01 VW/Gol, 01 VW/Saveiro, 01 GM/Onix, RENAULT/Logan, 02 HONDA/NXR 160 Bros, 01 HONDA/CG 160 e 01 YAMAHA/Factor 125. 08 pessoas foram presas. As ocorrências foram registradas nos municípios de Itaporanga, Piancó, São João do Rio do Peixe e Uiraúna.
A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Especiais da PRF na Paraíba (COE-PB) e foi dividida em duas etapas. A primeira destinada a atualização dos policiais sobre fraudes veiculares e a segunda etapa a fiscalização.
O que chamou a atenção dos policiais foi que todos os veículos recuperados estavam clonados, o que dificulta a identificação do crime. Para se constatar a adulteração do veículo é necessária a atualização no conhecimento de fraudes veiculares. Por isso as equipes policiais que participaram da Operação receberam instruções em identificação veicular para a renovação do conhecimento.
Outro ponto em comum nas ocorrências é que todos os veículos recuperados não passaram pelo processo de transferência de propriedade quando adquiridos. A PRF alerta para a importância de se conhecer a procedência do veículo seminovo ao realizar a compra e de se realizar todos os trâmites burocráticos para a transferência de propriedade.
Outra característica que chamou a atenção dos policiais é que os valores que os automóveis e as motocicletas foram adquiridos são bem inferiores ao valor de mercado, o que é um sinal de que o veículo pode ter sido roubado e adulterado. O comprador deve desconfiar de ofertas muito vantajosas em aplicativos ou sites de compra e venda com propostas de pessoas não conhecidas e sem garantia de procedência. Essas ações são fundamentais para que não se caia em golpes.
Todos os condutores dos veículos roubados e recuperados na Operação Carcará foram detidos, conduzidos para a Polícia Judiciária e responderão por receptação de veículo roubado. Outras Operações de fiscalização e reforço ostensivo policial serão desenvolvidas pela PRF no decorrer deste ano em todo o estado da Paraíba.

Comentários