• 06/11/2018
  • por Resenha Politika

MPPB

'Operação Poseidon' fecha 7 fábricas de água adicionada de sais e prende 4 pessoas, na PB

'Operação Poseidon' fecha 7 fábricas de água adicionada de sais e prende 4 pessoas, na PB

Sete fábricas de água adicionada de sais foram interditadas e quatro pessoas foram presas em flagrante, nesta terça-feira (6), durante a 'Operação Poseidon', que está sendo realizada em municípios da Paraíba. A ação pioneira no país é coordenada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria da Receita Estadual (SER-PB) e Secretaria de Segurança e Defesa Social.

Dentre os presos estão proprietários das empresas e responsáveis técnicos, que vão passar por audiência de custódia. Eles vão responder por crime de adulteração de produto, tornando-o impróprio para o consumo humano, previsto no artigo 7 da Lei 8137/1990 (cuja pena é de detenção de um a cinco anos e multa) e no artigo 272 do Código Penal (cuja pena também é de detenção de quatro a oito anos).

Onze fábricas foram inspecionadas nesta terça-feira, sendo que sete foram interditadas pela Anvisa. São elas: a 'Cristal de Areia' (localizada em Areia); a 'Fonte da Vida' (em Monteiro); a 'Cristal Leve' (em Riacho dos Cavalos); a 'Pureza' (em Conceição); a 'Igapo' (em Sousa); a 'Agrovida' (em Lagoa Seca) e a 'Vale Cristal' (em Cajazeiras). Mais duas empresas foram inspecionadas durante a operação: a 'Santa Vitória' (em Alagoa Nova) e a 'Terra Santa' (em Jericó), onde não foram detectadas irregularidades. Já as fábricas 'Nova Fonte' (em Manaíra) e 'Purifique' (em Pombal) foram notificadas e receberam recomendações dos órgãos.

Das sete fábricas fechadas pela Vigilância Sanitária, cinco forneciam água a hospitais e órgãos públicos: a 'Cristal de Areia', a 'Fonte da Vida', a 'Cristal Leve', a 'Pureza' e a 'Igapo'. 

Irregularidades

As principais irregularidades constatadas nas empresas foram equipamentos irregulares que não garantem a qualidade do produto, a ausência de adição de sais, problemas de higiene nos ambientes de produção (em alguns, foram encontrados animais como sapo e perereca e vetores) e fabricação de água sem atender ao mínimo exigido pela Resolução da Diretoria Colegiada de número 182 da Anvisa, que versa sobre o assunto.

Em relação aos problemas de ordem fiscal, a Secretaria da Receita do Estado identificou que, a irregularidade mais grave encontrada em todas as fábricas foi a ausência de nota fiscal de compra dos produtos adicionados à água, o que dificulta saber a procedência e qualidade dos insumos.

Comentários