• 05/09/2018
  • por Resenha Politika

Saúde

Pacientes do Hospital do Bem em Patos precisam ser encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde

Pacientes do Hospital do Bem em Patos precisam ser encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde

O Hospital do Bem - Unidade de Oncologia do Sertão - atenderá ambulatorialmente os pacientes, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h. A unidade, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, também vai disponibilizar exames diversos, além de tratamento quimioterápico e cirurgias para os quatro tipos de câncer mais comuns na região onde está inserido, ou seja, câncer de pele, próstata, mama e colo de útero. Mas é importante que a população saiba que não basta chegar ao hospital para ser atendido. A admissão de pacientes precisa ser regulada via Secretarias Municipais de Saúde, em sintonia com a Secretaria Estadual de Saúde, que é a gestora do hospital.

 

A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, explica que o Hospital do Bem só atenderá os pacientes encaminhados pelo Sistema de Regulação Estadual que, previamente, foram encaminhados pelas respectivas Secretarias Municipais de Saúde. “Nós não funcionaremos de ‘portas abertas’ como o Hospital Regional. Os atendimentos deverão ser regulados via Secretarias Municipais”, reitera a diretora. Segundo ela, nesta quinta-feira (06), haverá uma reunião com os secretários de saúde dos municípios da área abrangente do hospital para tirar dúvidas e esclarecer detalhes desta regulação.

 

Os pacientes que serão acolhidos no Hospital do Bem, mesmo com a regulação, deverão trazer no dia marcado de sua admissão um documento de identificação, o Cartão Nacional do SUS, a guia de encaminhamento médico, os exames complementares para estadiamento (resultados de ressonância, tomografia, USG e outros já realizados pelo paciente) e o resultado de biópsia. “Os serviços de uma unidade oncológica diferem do atendimento de um hospital de portas abertas, que é aquele que atende o paciente de urgência ou emergência, por isso, é necessário essa regulação”, afirma Liliane Sena.

 

O Hospital do Bem, que começou a funcionar nesta quarta-feira (05) com serviços de oncologia de média e alta complexidade, tem uma estimativa de atendimento de 650 cirurgias oncológicas e 5.300 procedimentos de quimioterapia/ano, direcionados para a população dos 68 municípios que compõem a 3ª e 4ª macrorregiões de saúde. O paciente receberá cartão de identificação contendo o nome e o número do prontuário único, no qual constam todos os atendimentos, contendo as informações completas do quadro clínico e sua evolução, todas devidamente escritas pelos profissionais de saúde envolvidos no atendimento.

 

Comentários