• 11/09/2021
  • por Resenha Politika

Brasília

Pacificação na Esplanada revigora os ânimos no Congresso

Pacificação na Esplanada revigora os ânimos no Congresso

A promessa feita pelo presidente Jair Bolsonaro de que vai recuar nas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e respeitar a harmonia entre o Executivo e o Judiciário deixou a base governista no Congresso Nacional com a esperança de que chegue ao fim a crise entre as instituições e, consequentemente, deputados e senadores tenham mais tranquilidade para dar sequência às pautas que são relevantes para o país e interessam ao Palácio do Planalto.

Por mais que as palavras de Bolsonaro na carta que ele escreveu com o auxílio do ex-presidente Michel Temer sejam vistas com desconfiança por alguns parlamentares, o sentimento entre a maioria é de que o presidente fez um gesto importante e que não vai quebrar esse compromisso à toa – até porque o documento foi publicado na página oficial do governo com a assinatura dele. Em tese, a “Declaração à Nação” teria mais consistência do que uma simples declaração do presidente aos seus apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada.

Um dos beneficiados pelo clima de distensionamento entre o Executivo e o Judiciário — o confronto insistitucional só aumentaria a pressão por impeachment — o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), saudou a iniciativa do Planalto. “Não é o momento para desarranjos institucionais. Que a carta do presidente seja uma oportunidade de recomeço de conversas para estabilização da política na vida do povo brasileiro”, escreveu em uma rede social.

Comentários