• 08/02/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

Paraíba recebe mais 15 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus

Paraíba recebe mais 15 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus

A Paraíba recebeu, na noite desse domingo (7), mais 15 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus, Amazonas. São 10 homens e 5 mulheres, com idades entre 26 e 62 anos. Eles apresentam quadro moderado ou grave da infecção causada pelo novo coronavírus. Os pacientes serão tratados por equipes multiprofissionais do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa. A Central Estadual de Regulação Hospitalar e o Hospital Prontovida ficarão alertas para prestar apoio complementar caso seja necessário.

A aeronave com os pacientes pousou no Aeroporto Castro Pinto às 19h52 e a primeira ambulância saiu às 20h08. Toda a operação durou em torno de 50 minutos. Esta é a segunda leva de pacientes de Manaus-AM acolhidos pelo HULW. Em janeiro, a unidade recebeu 17 pessoas e 15 delas já voltaram para casa. “Os dois que ainda se encontram no hospital precisaram de um suporte da UTI. Um permanece na terapia intensiva e outro já recebeu alta para a enfermaria”, diz Marcelo Tissiani, superintendente do hospital.

O secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, avalia que a operação de transferência de pacientes entre estados é complexa, mas necessária. “Somos todos nós juntos, irmanados, um só país, um só Sistema Único de Saúde e esse é o papel do SUS. É uma infraestrutura complexa, mas a Paraíba aprende com isso. O seu plano de contingência agora tem mais essa competência adquirida que é a todo e qualquer momento poder apoiar as outras unidades federadas do Brasil”, pontua.

Os pacientes recém-chegados foram submetidos a coletas do exame de Swab. As amostras serão analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB). O intuito é saber por qual variante do coronavírus os pacientes foram afetados e manter a vigilância laboratorial do estado.

Comentários