• 30/05/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Paraíba registra 1.561 casos de covid-19 e dois óbitos na última semana

Paraíba registra 1.561 casos de covid-19 e dois óbitos na última semana

A Paraíba registrou, entre os dias 22 e 28 de maio, 1.561 novos casos de covid-19, dos quais dois evoluíram para óbito. Os municípios que mais apresentaram casos foram João Pessoa, com 549 ocorrências; Campina Grande, com 143 casos; Cuité, com 40 casos; Umbuzeiro, com 37 ocorrências e Boa Vista, com 31 casos. Os dois óbitos registrados ocorreram entre os residentes dos municípios de Campina Grande (1) e Santa Rita (1). As vítimas eram um homem e uma mulher, ambos com mais de 60 anos.

Durante o período, o Centro Estadual de Regulação Hospitalar registrou a internação de 10 pacientes, contabilizando um total de 56 pacientes internados nas unidades públicas de referência para covid-19. Deste total, 17 estão em UTI. Assim, a Paraíba tem um total de 9% de ocupação de leitos. Na 1ª Macrorregião de Saúde (João Pessoa), 14% dos leitos de UTI adulto estão ocupados; na 2ª Macro (Campina Grande), a ocupação de UTI adulto está em 3% e não há pacientes internos nos leitos de UTI adulto da 3ª Macro (Sertão). 

A secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega, afirma que é importante seguir com os cuidados individuais e continuar vacinando a população. “Observamos um aumento no número de casos que, graças à vacinação, não resultou em aumento do número de óbitos; por isso é importante lembrar que a vacinação deve ser priorizada até que a população elegível receba a dose de reforço, que agora foi estendida para os adolescentes a partir de 12 anos. Também alertamos que os idosos a partir de 60 anos devem comparecer para a segunda dose de reforço depois de 4 meses que receberam a primeira”, destaca.

Para o secretário executivo de Saúde, Jhony Bezerra, o cenário epidemiológico ainda confortável pode mudar a chegada com os festejos juninos. “É importante que a população de risco, idosos e pessoas com comorbidade, continuem utilizando máscara e que os paraibanos atualizem a situação vacinal, pois existe um grande número de crianças que está com esquema incompleto e indivíduos sem a primeira ou segunda dose de reforço e que estão vulneráveis, sobretudo nesse período onde nosso estado receberá muitos visitantes”, alertou.

O secretário assegura que todos os municípios estão abastecidos com vacinas para os públicos contemplados, inclusive a população de 12 a 17 anos que está apta a receber a dose de reforço após quatro meses de completar o esquema primário. “A vacinação de reforço para essa faixa etária vai proteger nossos adolescentes contra as novas variantes e por isso fazemos o chamamento dos pais e responsáveis para que busquem um posto e garantam essa proteção extra. O Dia “D” de vacinação acontece no próximo sábado, dia 04, e será um grande ato em parceria com os municípios para ampliar a cobertura vacinal não apenas contra covid-19, mas também contra sarampo e influenza”, adiantou. 

Até o momento, a Paraíba já aplicou um total de 8.803.383 doses de vacina contra covid-19. Até agora, 3,5 milhões de paraibanos receberam a primeira dose e mais de 3,3 milhões estão com o esquema de duas doses ou dose única completo. Sobre a primeira dose de reforço, 1.872.996 pessoas foram vacinadas e 50.291 indivíduos imunocomprometidos receberam a dose adicional. A população com idade acima de 60 anos já recebeu 55.658 segundas doses de reforço.

Comentários