• 13/12/2021
  • por Resenha Politika

Imunização

Paraíba ultrapassa a meta da campanha de vacinação contra a raiva animal

Paraíba ultrapassa a meta da campanha de vacinação contra a raiva animal

A Paraíba ultrapassou a meta de imunização de 80% dos animais do ciclo urbano contra a raiva animal. Este ano, foram vacinados 750.699 animais, sendo 535.445 cães e 215.254 gatos, o que equivale a 97,26% da cobertura. 

A raiva pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animas infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosas. De acordo com o chefe do Núcleo de Zoonoses da Secretaria, Francisco de Assis Azevedo, a vacina é o único meio de prevenção do agravo, sendo destinada exclusivamente para cães e gatos, a partir de três meses de idade.

“Durante a campanha vacinamos as principais espécies animais responsáveis pela raiva no ciclo urbano. Se imunizarmos essas espécies animais na sua totalidade, estamos contribuindo muito para que a raiva, que é uma doença que tem 100% de letalidade, seja excluída desse ciclo”, pontua. 

A Paraíba não registra caso de raiva humana transmitida por cães há 22 anos. Os dois últimos casos do agravo registrado no estado foram em 2015, no município de Jacaraú, onde o animal envolvido foi um felino, contaminado por uma variante oriunda de morcegos hematófagos. E o outro foi no ano de 2020, no município de Riacho dos Cavalos, tendo como animal agressor uma raposa. 

A raiva é uma doença infecciosa aguda viral que atinge o sistema nervoso central, levando ao óbito após uma curta evolução. É um agravo que pode causar a morte em aproximadamente 100% dos casos, tanto para os humanos quanto para os animais, e a única forma de evitá-la é por meio da vacinação anual dos animais e que não possui contraindicação.
 

Comentários