• 08/02/2021
  • por Resenha Politika

Produção

PB Rural Sustentável: Cooperar lançará novas chamadas públicas em junho

PB Rural Sustentável: Cooperar lançará novas chamadas públicas em junho

No próximo mês de junho, o Projeto Cooperar lançará novas chamadas públicas para Alianças Produtivas para tecnologias sociais, uma nova área dentro do PB Rural Sustentável. Essas tecnologias sociais terão, a princípio, cinco áreas de atuação: quintais produtivos, barragem subterrânea, reaproveitamento de águas cinzas, barragem calçadão e pequenos kits voltaicos para irrigação.
 
O anúncio foi feito pelo coordenador do Cooperar, Omar Gama, nesta segunda-feira (8), durante sua participação no programa semanal “Conversa com o Governador”, transmitido por uma cadeia estadual de rádio sob o comando da Rádio Tabajara. Na ocasião, ele fez um balanço das ações do PB Rural Sustentável, informando que oito projetos pilotos das Alianças Produtivas, nas áreas da avicultura caipira, capribonivocultura de leite, mel, fruticultura e algodão colorido, serão contratados para beneficiar os municípios de Aparecida, Monteiro, Cabaceiras, Picuí, Bananeiras, São Sebastião de Lagoa de Roça, Juarez Távora e Pombal. 
 
O governador João Azevêdo, após ouvir o balanço das ações, agradeceu à equipe do Cooperar pela forma como vem agilizando as ações do PB Rural, mesmo com um ano completamente atípico. “Mesmo com essa limitação, o Projeto começa a ser implementado definitivamente em 2021. Isso é importante e eu parabenizo a todos”.
 
Durante o balanço, Gama informou que as demandas para implantação de cisternas nas comunidades, mesmo com a pandemia, foram consideradas uma grande surpresa pela equipe técnica do PB Rural Sustentável. Segundo informou, a equipe previa para o projeto como um todo a implantação de 4.500 cisternas. “Mas só com as demandas on-line recebemos 6.816 pedidos de cisternas”, adiantou.
 
Omar ressaltou que a equipe fez um levantamento também de Passagem Molhada, que contabilizou 160 unidades solicitadas; Abastecimento D’água Completo (ADC) 119; Abastecimento D’água Singelo (ADS) 40 e Dessalinizadores 15 demandas para implantação. Foram feitas visitas técnicas aos municípios e associações que demandaram essas quantidades. “A princípio realizamos 1.500 visitas técnicas para a implantação das cisternas e 24 delas para ADC e ADS, e 33 para passagem molhada, onde no mês de maio estaremos iniciando o processo licitatório”, pontuou Omar.
 
Conforme disse, o Projeto Cooperar dispõe de R$ 128 milhões para serem implementados este ano no PB Rural Sustentável. “Esse é o panorama que temos hoje para o PB Rural Sustentável. É um trabalho muito grande que está sendo desenvolvido pela equipe do Cooperar, onde tem muitos trabalhando home-office, mas um trabalho incessante mesmo com a questão da pandemia. Com o apoio que estamos tendo do governador João Azevêdo e da equipe da Secretaria da Agricultura Familiar, chegamos a esse resultado bastante positivo”, observou Omar.

Comentários