• 22/04/2019
  • por Resenha Politika

Brasília

Pedro reapresenta projeto de Rômulo que estabelece desconto nas cobranças de água em caso de interrupção do fornecimento

Pedro reapresenta projeto de Rômulo que estabelece desconto nas cobranças de água em caso de interrupção do fornecimento

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) reapresentou, na Câmara dos Deputados, um projeto de autoria do ex-deputado Rômulo Gouveia que estabelece desconto na conta de água em caso de interrupção do fornecimento nos domicílios cujo cálculo para a cobrança do abastecimento é feito a partir de estimativa de consumo. A proposta prevê que a concessionária deve abater o valor da tarifa, proporcionalmente à quantidade de dias em que houve a falta d’água.
 
“Em dezembro de 2015, o brilhante deputado federal Rômulo Gouveia apresentou o Projeto de Lei nº 4.005/2015. Um traço marcante da personalidade de Rômulo sempre foi sua preocupação com o próximo, característica que fica evidente com o teor desse projeto, que objetivava descontar das tarifas mínimas mensais de água e esgoto os dias de falta de fornecimento”, destacou Pedro.
 
Na justificativa do projeto, o ex-deputado Rômulo Gouveia disse que não reconhecer o direito do consumidor de baixa renda é penalizá-lo e, de quebra, ensejar enriquecimento ilícito por parte da concessionária do serviço público.
 
“Ora, se o consumidor paga uma tarifa mensal mínima que independe de seu consumo, em tese, jamais superior a esse mínimo ou em face de subsídio governamental que complementa o preço do consumo, nada mais justo que tenha, em contrapartida, a garantia do fornecimento de água por todo o período do mês a que se refere à fatura”, diz o documento.
 
O projeto reapresentado por Pedro está com o número 2.009/2019 e está em tramitação na Casa. 

Comentários