• 14/05/2019
  • por Resenha Politika

Crime

Polícia Civil prende onze pessoas acusadas de roubar energia elétrica no Sertão da PB

Polícia Civil prende onze pessoas acusadas de roubar energia elétrica no Sertão da PB

Nesta segunda e terça-feira, 13 e 14/05, a Energisa realizou uma grande operação no combate de furto de energia nas cidades de Catolé do Rocha, São Bento e Paulista, no Sertão da Paraíba. A ação contou com o apoio da Polícia Civil e Instituto de Polícia Científica (IPC), onde 11 pessoas foram autuadas e presas em flagrante.
 
A perda de energia nos três municípios soma 14,5 MWh, o que equivale a uma perda de faturamento de R$ 7 milhões por ano. Esta energia seria suficiente para atender 5,5 mil unidades consumidoras por um ano, o que equivale ao município de Brejo do Cruz, por exemplo.
 
A ação, que teve como algo principalmente unidades comerciais e residenciais de grande porte, foi desenhada após denúncias de clientes da região e estudos realizados pelo Centro de Inteligência da Energisa.
 
Uma vez constatadas as irregularidades os responsáveis devem responder criminalmente pelo delito, já que o crime de furto de energia é previsto no Código Penal, no art. 155 e art. 171, onde prever uma pena de até cinco anos de reclusão e multa.
 
Apenas em 2018, mais de 10.000 unidades consumidoras na Paraíba foram fiscalizadas e 113 foram autuadas e presos com o apoio da polícia civil e o IPC.
 
Além de crime o furto de energia prejudica toda a população. “O Governo do Estado deixa de arrecadar em função do furto de energia mais de R$ 35 milhões de ICMS. A população perde com isso, uma vez que os valores poderiam ser revertido em infraestrutura básica, como saúde e educação, por exemplo”, ressalta Daniel Andrade, gerente do departamento de combate a perdas.
 
Para denunciar o furto de energia, de forma rápida e anônima, a população pode entrar em contato com a Energisa através do call centre 0800 083 0196, site, whatsapp 83 99185-3738, aplicativo Energisa On ou na Agência de Atendimento da sua cidade.

Comentários