• 22/04/2022
  • por Resenha Politika

Esporte

Pombal e Catolé do Rocha recebem as primeiras etapas dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba

Pombal e Catolé do Rocha recebem as primeiras etapas dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba

As etapas regionais dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba terão início na segunda-feira (25), em Pombal e Catolé do Rocha. O evento será realizado nas 14 regionais, reunindo cerca de 20 mil atletas entre 12 e 17 anos e voltará a ser disputado após dois anos paralisados por conta da pandemia da Covid-19. A abertura será no ginásio José Avelino de Queiroga, em Pombal.

João Pessoa, Campina Grande e Patos vão receber suas respectivas etapas a partir do dia 2 de maio, enquanto que Itaporanga, Itabaiana, Princesa Isabel, Monteiro, além de Sousa, no dia 9. Já no dia 13, em Cuité e três dias depois, as regionais de Cajazeiras, Guarabira e Mamanguape sediarão o evento.

“Os campeões de cada etapa regional automaticamente já estarão classificados para a etapa estadual, que será toda em João Pessoa e qualificatória para as fases nacionais organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolares (CBDE) e Comitê Olímpico do Brasil (COB). Os vencedores paraescolares classificam-se para as Paralimpíadas Escolares do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)”, disse José Hugo, coordenador geral dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba.

A etapa estadual está marcada para iniciar no dia 3 de junho, com as disputas nas categorias de 15 a 17 anos das modalidades individuais e paralelamente com os Jogos Paraescolares e de 21 a 23, serão as competições nas modalidades coletivas. Já a categoria de 12 a 14 anos, as modalidades individuais ocorrerão no período de 16 a 18 de agosto, e as coletivas, nos dias 23 e 24 do mesmo mês.

“O Governo do Estado depois desses dois anos de pandemia, onde preservou a saúde também dos alunos-atletas, agora voltará com a realização deste grande evento, que movimentará as 14 regiões de toda a Paraíba. O desporto escolar tem sua grande contribuição para a formação do caráter do jovem ou adolescente e com esse pensamento que retornaremos com os Jogos Escolares e Paraescolares aqui no estado”, frisou o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Zezinho Botafogo.

Comentários