• 12/10/2019
  • por Resenha Politika

Polícia Cientifica

Prefeito Chico Mendes e Jr. Araújo se impressionam com estrutura do IPC de Cajazeiras: " Uma das melhores do Noreste"

Prefeito Chico Mendes e Jr. Araújo se impressionam com estrutura do IPC de Cajazeiras: " Uma das melhores do Noreste"

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta sexta-feira (11), o Instituto de Polícia Científica (IPC) de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. A obra reivindicada pela população de cerca de 40 municípios da região representa um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, oriundos do tesouro estadual. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também assinou a ordem de licitação para pavimentação da rua Projetada 01, no bairro Capoeiras Sul, que liga a PB-400 ao IPC, no valor de R$ 186 mil.

Na oportunidade, João Azevêdo ressaltou a importância da obra para as famílias que precisam dos serviços do Estado. “A vida nos impõe algumas necessidades e um equipamento como esse representa respeito às famílias; uma ação que possa melhorar e dar assistência às pessoas é sempre bem-vinda e, além disso, aqui serão realizados vários serviços”, frisou.

Ele também destacou as ações do Governo do Estado para assegurar condições adequadas de trabalho para os profissionais da Segurança. “Além da estrutura física, precisamos ter um servidor valorizado. O esforço que estamos fazendo dentro da segurança pública, a exemplo das promoções nas Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros e o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração dos agentes penitenciários, reflete o meu respeito à categoria e uma segurança forte também depende de homens e mulheres motivados”, acrescentou.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, evidenciou a qualidade da estrutura do IPC de Cajazeiras. “Esse equipamento representa um presente para a cidade e o fortalecimento da perícia que recebe uma atenção especial do Estado. Além disso, a população terá uma melhor condição de atendimento e o funcionalismo melhores condições de trabalho”, pontuou.

O delegado geral da Polícia Civil, Isaías Gualberto, detsacou os latos investimentos. “Esse é um pleito de décadas da população cajazeirense e das cidades vizinhas que solicitavam a obra e essa é uma ação que vai dar mais agilidade no atendimento dos usuários da Polícia Civil”, explicou.

O deputado estadual Jeová Campos destacou o simbolismo da obra para a região. “Por muitos anos, nós padecemos esperando pelo IPC e sabemos o quanto esse momento é representativo e essa foi uma questão pautada por todos os homens e mulheres dessa terra que agradecem a quem tanto faz por ela”, declarou.

O deputado estadual Júnior Araújo afirmou que a obra representa o compromisso do Governo com a população sertaneja. “É muito bom receber o governador em nossa cidade que vem trazer um empreendimento esperado e desejado. Essa é mais uma conquista para nós e sabemos que muitas coisas virão para Cajazeiras. Um dos melhores equipamentos de perícia do Nordeste," frisou.

O prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes (PSB), ficou encantado com a estrtutura fisica e salientou: "Coisa grande pra nossa região" disse.

O Instituto de Polícia Científica de Cajazeiras foi construído numa área de 600,57m² e conta com os Núcleos de Medicina e Odontologia Legal e o Núcleo de Criminalística. Na unidade serão realizados exames de lesão corporal, sexológicos, necropsias, exumação cadavérica, estimativa de idade, perícias nos locais onde ocorreram mortes violentas – a exemplo dos homicídios, suicídios e acidentes, bem como nos locais de danos ao patrimônio.

O ambiente conta com laboratórios, coleta, capela, alojamentos com banheiros, alojamento acessível com banheiro, cela, sala de espera para 32 lugares, consultório custódia, estar feminino, crianças e adolescentes, sala de cofre, recepção, direção administrativa, direção técnica, direção geral, sala de peritos, arquivo, copa, sala de utilidades, sala de necropsia, vestiários, raio X, câmara fria, sala pós-necropsia e liberação do corpo, bloco de serviço (sala de utilidade, lixo comum, lixo contaminado, necropsia especiais, D.M.L, lavagem bombonas/carrinhos), circulação, rampa de acessibilidade, estacionamento e jardim.

O conselheiro do Orçamento Democrático Estadual (ODE), Walter Moreira, enalteceu a importância da obra para a região. “Quem já precisou dos serviços do IPC sabe o que essa obra representa e essa é mais uma reivindicação do povo que está sendo concretizada pelo Governo do Estado”, disse.

A dona de casa Maria do Socorro Soares fez questão de acompanhar a inauguração. “O prédio ficou muito bom e será importante porque quem precisava de algum serviço na região precisava se deslocar para Patos”, comentou.

A solenidade foi prestigiada também pelo deputado federal Wilson Santiago, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e auxiliares do Governo da Paraíba.

Comentários