• 24/07/2020
  • por Gilberto Lira

Educação

Prefeito de Bonito de Santa Fé emite nota e justifica que nota baixa do Ideb é de 2017

Prefeito de Bonito de Santa Fé emite nota e justifica que nota baixa do Ideb é de 2017

A cidade de Bonito de Santa Fé apareceu na 14º posição entre os 15 municípios do Alto Sertão da Paraíba na nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com nota de 3,8, o município só fica na frente de Cachoeira dos Índios que obteve 3,5.

Na tarde desta sexta-feira (24), o Resenha Politika foi procurado pela assessoria de imprensa da Prefeitura que enviou por e-mail um nota que esclarece os fatos mencionados na matéria no último dia 27 de julho deste ano.

Nota:

Em decorrência a matéria publicada, relacionada ao IDEB do município de Bonito de Santa Fé, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, vem esclarecer através de Nota Oficial, abordando a verdade. O motivo do resultado do baixo IDEB, foi acusado em 2017, não foi como gestão precária.

A Educação brasileira segue as orientações do MEC, que tem como principal função melhorar a qualidade da educação, cuidando de todo o sistema educacional, desde a educação infantil até a profissional e tecnológica, sendo responsável também pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação.

No acompanhamento da Educação Brasileira o MEC utiliza o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

o IDEB é calculado a partir de dois componentes:

I - a taxa de rendimento escolar (aprovação);

II - médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

A secretaria Municipal de Educação de Bonito de Santa Fé, na gestão de Chico Pereira,

apresenta:

· Um quadro de 90% de professores efetivos, graduados e especialistas, ou seja, aptos para desenvolver seu trabalho com excelência;

· Cada Unidade Escolar Urbana tem o apoio pedagógico de um Supervisor especialista;

· Nas escolas rurais tem o apoio de dois Coordenadores especialistas;

· A Educação Municipal tem o Plano de Cargos Carreira e, o Gestor municipal cumpre 100% todos os direito dos profissionais de Educação, inclusive repassando o piso nacional;

· O prefeito Chico Pereira está repassando o pagamento desses profissionais dentro do mês trabalhado, ou seja, estão com o pagamento em dia;

· Chico Pereira reformou e/ou melhorou todas as escolas urbanas e rurais, oferecendo aos alunos um ambiente educacional de boa qualidade, inclusive, algumas escolas são climatizadas e outras em processo de climatização;

· Todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino de Bonito de Santa Fé recebem MERENDA de excelente qualidade, seguindo cardápio elaborado por nutricionista;

· Secretaria de Educação fornece aos professores e alunos materiais didáticos;

· A Secretaria Municipal de Educação faz toda adesão dos Programas Educacionais oferecidos pelo Governo Federal ou Estadual , com o objetivo de aprimorar o processo de ensino/aprendizagem dos alunos, como:

- SOMA;

- Mais Alfabetização;

- Novo Mais Educação;

- Educação Conectada;

- Tempo de Aprender.

· O município oferece formação continuada para os docentes dos anos iniciais e finais;

A gestão municipal prioriza a Educação, e tem como ponto de partida traçar estratégias que surtam efeitos positivos no processo ensino aprendizagem dos estudantes, para que os mesmos tornem-se seres críticos pensantes.

Então, para isso, foi implantado:

- O Projeto Correção de Fluxo, que tem como objetivo melhorar o rendimento escolar dos alunos dos anos iniciais com baixo nível;

- O Projeto Reforço Escolar nas áreas Português e Matemática que tem como objetivo reforçar a aprendizagem, priorizando ações qualitativas na educação, do nosso município como foco nas avaliações externas que inclui elementos de motivação de interesses funcionalidade, tratamento diferenciado e aprendizagem através de premiações de acordo com os resultados obtidos nos critérios estabelecidos;

- No ano de 2020 foi realizado o reagrupamento das turmas do 5º ano da Zona Rural, ou seja, essas turmas saíram do ensino multisseriado com o objetivo de melhorar o nível de aprendizagem.

Educação é um processo que acontece a médio e longo prazo, o município está executando metas e estratégias de trabalho, obedecendo todas as normas estabelecidas pela BNCC, a fim de garantir melhorias no processo ensino aprendizagem e, consequentemente, atingir os índices almejados pelo IDEB.

Diante do exposto fica claro que o Prefeito Chico Pereira tem compromisso e responsabilidade com a Educação Municipal e que o motivo do resultado do baixo IDEB ACUSADO EM 2017 não foi como GESTÃO PRECÁRIA.

 

Comentários