• 14/06/2018
  • por Resenha Politika

Prefeitura inicia dia 18 de junho cadastramento para 2º Mutirão de Cirurgia de Catarata

Prefeitura inicia dia 18 de junho cadastramento para 2º Mutirão de Cirurgia de Catarata

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras iniciará na próxima segunda-feira (18), o cadastramento para a realização do 2º Mutirão de Cirurgia de Catarata que se estenderá até o dia 30 deste mês de Junho.

O cadastramento será feito na Central de Marcação de Exames, localizado em frente à Policlínica, no horário de 07h00 às 11h00 da manhã, e poderão se cadastrar as pessoas residentes em Cajazeiras, que já passaram por um especialista médico oftalmologista e foram diagnosticada com a patologia ocular de catarata.

Após o cadastramento, será marcada a data para a realização de triagem, e consequentemente o Mutirão de Cirurgia que à exemplo do 1º Mutirão deverá ser realizado em parceria com o HUJB (Hospital Universitário Júlio Bandeira).

O secretário de saúde Cristóvão Pinheiro destacou a importância dessa ação de sua pasta graças ao empenho do prefeito Zé Aldemir que não mede esforços principalmente quando se trata de saúde.

Segundo dados levantado pela diretora da Central de Marcação Rayllene, o primeiro Mutirão beneficiou 511 pessoas, clareando a visão de muitos, que se encontravam na escuridão.

O que é Catarata?

A catarata é uma patologia ocular comum que afeta boa parte da população em especial idosa, ela consiste no embaçamento da visão devido à progressiva opacidade do cristalino, que é uma membrana que regula a passagem de luz através dos olhos, como uma espécie de lente. Os sintomas são: sensibilidade à luz, visão turva, dificuldade de enxergar em ambientes escuros, problemas para focalizar objetos e perda da capacidade de enxergar cores.

Ascom

Comentários