• 07/10/2024
  • por Resenha Politika

Presidente do TRE-PB destaca sucesso da Eleição 2024 na Paraíba

Presidente do TRE-PB destaca sucesso da Eleição 2024 na Paraíba

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Vieira Dantas, concedeu entrevista à imprensa na noite deste domingo (6), logo após a apuração das eleições municipais de 2024 no Estado. Na ocasião, a magistrada celebrou com os membros da Corte de Justiça Eleitoral a conclusão tranquila e em tempo recorde do processo eleitoral no Estado. A magistrada, inclusive, destacou João Pessoa e Campina Grande, os dois maiores colégios eleitorais, cujos resultados foram finalizados antes das 19h.

A desembargadora iniciou seu discurso agradecendo aos 41.072 mesários voluntários envolvidos na condução das eleições, ressaltando o papel fundamental que desempenharam no fortalecimento da democracia. De igual modo, a presidente do Regional agradeceu aos servidores do Regional. E, ainda, cumprimentou os 9.693 candidatos que participaram do pleito, reconhecendo tanto os eleitos quanto os que não foram escolhidos, mas que contribuíram para o processo democrático.

“O processo democrático tem hora e tem lugar para todas as falas. Hoje foi a vez de falar a eleitora e o eleitor paraibano”, declarou a presidente Agamenilde Dias.

Ainda no discurso, a presidente do TRE-PB apresentou números que reforçaram o êxito das eleições, como os 10.234 registros de candidaturas apreciados pela Justiça Eleitoral e mais de 230 recursos julgados. Ela destacou que, das 10.339 urnas utilizadas no Estado, apenas 46 precisaram ser substituídas, índice considerado dentro da normalidade e tranquilidade do processo.

O uso de urnas eletrônicas recentes, todas fabricadas a partir de 2015, também foi assunto destacado pela desembargadora Agamenilde Dias. A propósito, a presidente agradeceu a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que emprestou mil urnas novas para viabilizar o pleito. Além disso, a magistrada mencionou a auditoria da votação eletrônica (CAVE), na qual 23 urnas foram auditadas, sem qualquer divergência nos resultados.

A segurança foi outro ponto abordado pela presidente do TRE-PB. Ela relatou a eficiente atuação coordenada das forças locais e federais, ao tempo em que expressou sua gratidão ao governador da Paraíba, João Azevêdo, e às polícias Civil e Militar, além do trabalho do secretário de Segurança, doutor Jean, e do general Alexsandro Silva, que coordenou a segurança em sete municípios. “A atuação cuidadosa, ostensiva e preventiva das forças de segurança foi fundamental para garantir a tranquilidade do pleito”, afirmou.

A presidente Agamenilde Dias encerrou seu discurso reafirmando o compromisso do TRE-PB com a integridade e a transparência do processo democrático, destacando que a missão de garantir a soberania do voto paraibano foi cumprida com excelência.
 

Comentários