• 21/10/2019
  • por Resenha Politika

NINHO TUCANO

PSDB Mulher discute desafios da representação feminina na política e cenário estadual para 2020

PSDB Mulher discute desafios da representação feminina na política e cenário estadual para 2020

O PSDB Mulher realiza no próximo domingo (27), em João Pessoa, um encontro para discutir o cenário político estadual e os desafios da representação feminina. O evento que acontece no Hardman Praia Hotel, em Manaíra, às 13h, e vai reunir filiadas de todo o estado com o objetivo de fortalecer e incentivar a participação das mulheres na disputa eleitoral do próximo ano.
 
O evento vai contar com a participação da ex-governadora do Estado do Rio Grande do Sul e atual presidente nacional do PSDB Mulher, Yeda Crusius, e da prefeita de Lagoa do Carro (Pernambuco), Judite Botafogo. Elas vão falar sobre a participação feminina na política e as dificuldades de disputar e exercer cargo eletivo.
 
“Esperamos todas as mulheres tucanas para discutirmos o papel feminino na política, os desafios e as perspectivas para o processo eleitoral de 2020. O PSDB tem um trabalho permanente de incentivo a candidaturas femininas em todo o Estado e esse encontro será importante para ajustarmos esse programa. O objetivo do partido é lançar o máximo de candidaturas femininas, mostrando que lugar de mulher é sim na política”, disse a presidente do PSDB Mulher, a prefeita de Alagionha Maria Rodrigues.
 
O presidente estadual da legenda, o deputado federal Pedro Cunha Lima, afirmou que é de fundamental importância estimular a participação das mulheres na disputa eleitoral, como forma de combater a desigualdade que ainda existe. Ele lembrou que do total de cargos eletivos existentes no Estado, apenas 15% são ocupados por mulheres.
 
Atualmente, das 223 Prefeituras paraibanas, por exemplo, apenas em 40 tem uma mulher à frente da gestão, o que representa 18% do total. Na Assembleia Legislativa, o percentual da participação feminina é ainda menor, com apenas 13,8% das 36 vagas.

Comentários