• 14/03/2022
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

PT evita o clima "já ganhou" e Lula continua buscando alianças

PT evita o clima "já ganhou" e Lula continua buscando alianças

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), mudou o tom nas tratativas com os militantes sobre a corrida eleitoral de 2022 contra o seu principal adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). "Não existe essa de já ganhou", disse Lula durante evento com mulheres realizado em São Paulo, na última quinta-feira (10/3).

Na ocasião, Lula disse ainda que não será um pleito fácil, apesar de o petista liderar as pesquisas de intenção de votos. Ele defendeu o diálogo com políticos de diversos partidos e orientações ideológicas, mesmo aqueles que no passado divergiram do PT.

"Eleição a gente só sabe o resultado depois da apuração, então vamos precisar ter muita habilidade de construir as nossas alianças, de conviver com pessoas. Tem gente que fala 'pô, Lula, mas você conversou com pessoas que votaram no impeachment'. Se eu não for conversar com um cara que votou no impeachment, eu vou deixar de conversar com pelo menos 400 deputados", falou.

A construção do processo eleitoral mobiliza políticos e militantes petistas em todo o país. Apenas para citar um exemplo, recentemente o petista fez escala em Manaus, onde encontrou com o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD), o deputado federal petista José Ricardo (AM), a ex-senador Vanessa Grazziotin (PCdoB), para prometer defender a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Janela partidária

De acordo com o ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto de Carvalho, a "unidade ampla" com partidos e políticos avança, mas a federação do PT, PCdoB e PV deverá parar por aí. PSol e Rede anunciaram a federalização, enquanto o PSB deve optar por uma coligação. "Só vamos decidir a federação após o fim do período da janela partidária", explicou o graduado petista.

Correio Braziliense

Comentários