• 16/04/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Queiroga fará balanço de ações de combate à Covid em pronunciamento

Queiroga fará balanço de ações de combate à Covid em pronunciamento

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fará um pronunciamento em rede nacional amanhã (17), às 20h45. Ele fará um balanço das ações do governo federal de combate à Covid-19 e deverá anunciar o fim de medidas especiais adotadas em razão da pandemia.

Questionado pelo GLOBO, o ministro evitou adiantar o conteúdo do discurso. A previsão é de que o pronunciamento, que está sendo finalizado, dure 5min10. A transmissão será feita pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Vamos fazer um balanço das ações do governo federal durante a emergência sanitária de importância nacional — afirmou Queiroga ao GLOBO.

Queiroga vai a público no momento em que o presidente Jair Bolsonaro tem pressionado para o Ministério da Saúde divulgar medidas que, na prática, indiquem o fim da pandemia no país. A alteração do status da doença, contudo, só pode ser oficializada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O governo federal pode, no entanto, decretar o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin), em vigor desde 2020.

De acordo com o colunista do GLOBO Lauro Jardim, Queiroga vai anunciar a flexibilização de medidas de segurança sanitária contra a doença, numa espécie de primeiro passo para acabar com o estado de emergência sanitária. A decisão é costurada pelo Palácio do Planalto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde devido ao impacto político, já que faltam menos de seis meses para as eleições.

Entre os principais pontos, está o uso de máscaras, que já deixou de ser obrigatório em espaços abertos na maioria dos estados. Questões ligadas ao teletrabalho e à regulamentação da telemedicina também ser sofrer mudanças a partir do anúncio.

 

Comentários