• 15/08/2024
  • por Resenha Politika

Ruy condena penúltima posição de João Pessoa no Ideb entre as capitais do Nordeste

Ruy condena penúltima posição de João Pessoa no Ideb entre as capitais do Nordeste

A queda de João Pessoa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a penúltima posição entre as capitais do Nordeste foi criticada pelo candidato escolhido em convenção para a prefeitura de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos). De acordo com dados do Ministério da Educação, a capital paraibana possui a 8ª pior nota da região do 1º ao 5º quinto ano do ensino fundamental, saindo de 5,4 em 2019 para 5,2 em 2023. 

A redução dos indicadores também fez João Pessoa despencar 23 posições entre as cidades paraibanas, caindo de 88º para o 111º lugar. Os números refletem a realidade vivenciada pelos estudantes, professores e profissionais do segmento nas unidades educacional do município, com estruturas precárias, péssima qualidade da merenda, redução das escolas de tempo integral e diversos outros problemas. 

 

Ruy defende que a melhoria na qualidade do ensino passa pelo monitoramento contínuo do rendimento dos estudantes. “A educação de João Pessoa possui um orçamento de mais de R$ 1 bilhão de reais, mas os dados do Ideb comprovam que o modelo familiar e ultrapassado tem sido desastroso. Nós vamos criar um painel de monitoramento de desempenho dos alunos escola a escola para melhorar o nível de aprendizagem dos estudantes”, revelou. 

 

As turmas que registrarem queda de notas e dificuldade no aprendizado serão imediatamente acolhidas com aulas de reforço e atividades complementares, acrescentou Ruy. “O acompanhamento detalhado vai permitir que a gestão consiga garantir o suporte necessário para os estudantes que tiverem encontrando dificuldades. Além da preocupação com a sala de aula, também vamos reestruturar toda a rede educacional, incentivar a qualificação profissional dos educadores e ampliar a rede de escolas em tempo integral”, enfatizou.

Os dados do Ideb divulgados nesta quarta-feira (14), revelaram que no Ensino Fundamental II, entre as turmas do 6º ao 9º ano, o resultado também é bastante desanimador. Nessa análise, João Pessoa caiu de 4,3 em 2019, para 4,1 em 2023. Nesse quesito, a capital paraibana está na antepenúltima posição do Nordeste. Já entre as 27 capitais do Brasil, João Pessoa ficou na 23ª posição.

Todas as informações foram detalhadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Comentários