• 31/01/2022
  • por Resenha Politika

Pandemia

Saiba como higienizar o material escolar e manter as crianças seguras

Saiba como higienizar o material escolar e manter as crianças seguras

Muitas escolas já deram início ao ano letivo de 2022 com atividades presenciais.  Diante do aumento de novos casos de covid-19 e de gripes causadas pelo vírus da Influenza A, pais e responsáveis precisam ficar atentos com cuidados de higienização do material escolar. A pediatra do Sistema Hapvida em João Pessoa, Maria Adriana de Queiroga, dá dicas sobre como deve ser feita essa higienização e recomenda o uso de máscaras nas crianças no ambiente escolar.
 
“Ainda estamos em cenário de pandemia e não podemos relaxar nos cuidados. Então é extremamente importante higienizar o material escolar das crianças ao chegar em casa. Também é imprescindível o uso de máscara, lembrando sempre de mandar máscara extra na mochila e nunca enviar as crianças para escola caso estejam doentes, seja só uma febre, vômito, diarreia ou sintomas gripais”, orienta.
 
Ao chegar em casa, a orientação da pediatra é para que todo material escolar das crianças seja higienizado com a utilização de álcool à 70% ou substâncias desinfetantes. Lavar os itens que são possíveis realizar a limpeza com o uso de água e sabão.
 
“Com relação aos calçados, é importante que na área externa da casa ou apartamento haja um espaço para deixá-los. Caso não exista esse espaço, os calçados devem ser colocados em uma área específica da casa sem que haja contato constante. Já as roupas, a indicação é de que sejam lavadas diariamente, mesmo que precise usar no dia seguinte, é importante que seja lavada”, sugere.
 
Cuidados na Escola – De acordo com a especialista, os cuidados com higienização das mãos e superfícies também devem ser mantidas no âmbito escolar como uma forma de contribuir para reduzir a propagação da doença, visando o bem-estar e a saúde de todos que circulam pelo ambiente. Nesse sentido, Maria Adriana de Queiroga reforça ainda a importância do uso da máscara com a troca do item ao longo do período escolar.
 
“O uso de máscaras a partir de cinco anos de idade é de extrema importância e esse uso deve ocorrer da forma correta, ou seja, realizando a troca caso esteja úmida ou a cada quatro horas de uso”, explica.
 
Imunidade – A pediatra do Sistema Hapvida lembra ainda a importância de estar reforçando a imunidade das crianças por meio da alimentação.
 
“As crianças precisam ter uma alimentação rica em nutrientes. Então, legumes, frutas, verduras, carne, ovos devem estar presentes no cotidiano das refeições dos pequenos. Evitar embutidos e alimentos processados, lembrando que uma alimentação balanceada melhora a imunidade. Em alguns casos, é possível suplementar com vitamina C, D, Zinco e outros medicamentos que fortalecem a imunidade”, finaliza Maria Adriana de Queiroga.
 
Créditos: Foto de RODNAE Productions no Pexels

Comentários