• 16/10/2021
  • por Resenha Politika

Cajazeiras

Saiba os procedimentos para marcar consulta e exames no HUJB; entenda

Saiba os procedimentos para marcar consulta e exames no HUJB; entenda

O Hospital Universitário Júlio Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC) atende diversas especialidades médicas como: Infectologia, Cardiologia, Ginecologia, Obstetrícia (pré-natal de alto risco), Otorrinolaringologia, Anestesiologia,  Urologia, Psicologia, Pediatria (gastropediatria, neuropediatria, oncopediatria, follow-up, puericultura), Cirurgia Geral, Clínica médica (endocrinologia, nefrologia) e também conta com atendimento dos pacientes pós-Covid 19, através da Fisioterapia Respiratória, objetivando tratar eventuais sequelas, conforme perfil assistencial da unidade.

Através de perguntas e respostas, vamos solucionar dúvidas dos pacientes sobre marcação de consultas, exames, cirurgias, internações e outras demandas relacionadas ao serviço.

O HUJB-UFCG atende pacientes em nível ambulatorial (consultas e exames) e hospitalar (internações), disponibilizando seus serviços e estrutura, exclusivamente, aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, não aceitando atendimento particular ou via convênio. É um Hospital 100% SUS.

As consultas em todas as especialidades são agendadas e autorizadas por meio da Central de Marcação e Regulação (CMR), necessitando, para tal, de encaminhamento médico prévio. Depois de autorizado pelo CMR, o usuário deve se dirigir ao HUJB-UFCG na data agendada, e no horário previsto de chegada, portando a guia de autorização do CMR, documento de identificação com foto, cartão SUS e comprovante de residência.

Pré-natal de alto risco, retorno pré-operatório e pós-operatório imediato são agendadas no HUJB-UFCG.

Os agendamentos dos exames de imagem devem ser realizados na Central de Marcação e Regulação (CMR);

 Os resultados dos exames realizados devem ser retirados no HUJB-UFCG mediante apresentação do protocolo de retirada;

O agendamento e coleta dos exames laboratoriais realizados no HUJB via CMR;

A retirada dos resultados dos exames laboratoriais realizados é feita no próprio hospital.

Depois da primeira consulta realizada no hospital, o médico-cirurgião do HUJB, após avaliar se o caso é cirúrgico, irá solicitar ao paciente, a realização de exames complementares pré-operatórios, bem como a avaliação cardiológica e anestésica.

Após avaliado pelos médicos e sendo apto a cirurgia, o usuário entra na fila de espera para a realização do procedimento, através do acompanhamento do NIR.

Para o paciente ter acesso à internação de urgência via regulação (de outro serviço de saúde) ou procedimento cirúrgico eletivo no HUJB-UFCG é necessário que tenha sua solicitação de vaga/leito regulada pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR).

Todo o procedimento de internação no HUJB-UFCG é gerenciado pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários administrativos.

O atendimento no HUJB-UFCG é 100% SUS, ou seja, sem qualquer tipo de cobrança ou pedido de contribuição ao paciente e familiares. Qualquer tentativa de cobrança ou solicitação de contribuição em dinheiro para a realização de consultas, exames ou cirurgias é crime e deve ser denunciada tanto à Ouvidoria do hospital quanto às autoridades policiais.

O HUJB-UFCG/Ebserh fica localizado na Avenida José Rodrigues Alves, 305, bairro Edmilson Cavalcante, Cajazeiras-Paraíba, atendendo Cajazeiras e toda região.

 

Comentários