• 29/10/2019
  • por Resenha Politika

Mel

Sancionada lei de Júnior Araújo que incentiva apicultores

Sancionada lei de Júnior Araújo que incentiva apicultores

O governador João Azevedo sancionou hoje lei que dá suporte público – e engrena uma série de politicas de incentivos – para os apicultores paraibanos. A nova lei foi proposta em projeto apresentado pelo deputado Júnior Araújo (Avante), que aponta para a expansão da apicultura na Paraíba, um segmento que já produz mais de 500 toneladas de mel por ano.

“Enquanto a Paraíba enfrentava um dos ciclos históricos mais severos de seca, dizimando rebanhos e culturas, a apicultura seguia em expansão em seis microrregiões do Estado, inclusive onde a estiagem era mais aguda”, avaliou Júnior Araújo. “A produção paraibana abastece o mercado local e dos vizinhos nordestinos com mel e xaropes fitoterápicos”, informou o deputado.

O conjunto de medidas estipuladas no projeto tem potencial, segundo Júnior Araújo, para incrementar – ainda mais – a produtividade e expansão da apicultura paraibana.

“Historicamente, é uma atividade considerada exemplo de sustentabilidade, impulsionando a polinização de plantas nativas, resultando uma atividade com potencial para complementar a renda do produtor e até mesmo ser o principal empreendimento”, aposta Júnior Araújo, que complementa: “Não por acaso, a produção de mel é uma atividade que vem crescendo na Paraíba, alcançando um tamanho e uma viabilidade que demanda ação do Governo do Estado para ir ainda mais longe”.

Somente nas microrregiões do Curimatau, Brejo e Seridó existem, atualmente, mais de 300 produtores em atividade.

Com a sanção da lei, políticas de divulgação da atividade, promoção de cursos para incentivar a formação de novos produtores e criação de cursos para otimizar a produção serão colocadas em prática.

 

Comentários