• 19/06/2024
  • por Resenha Politika

São José de Piranhas é representado em congresso internacional de Educação Inclusiva

São José de Piranhas é representado em congresso internacional de Educação Inclusiva

O V Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI) e a V Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, realizado em Campina Grande nos dias 12 a 14 de junho, abordou à temática “Educação Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna.” A secretária de Educação de São José de Piranhas, Fabiana Inácio, e a coordenadora pedagógica de Educação Inclusiva, Nathalia Feitosa, participaram do evento que contou com momentos de reflexão e aprendizado com professores pesquisadores no campo da Educação, a exemplo do Prof. Dr. Lucelmo Lacerda e Profa. Dra. Jussara Hoffmann.

Na ocasião, foi apresentado na modalidade pôster, o Projeto Brincluir desenvolvido neste município. O trabalho intitulado “Experiência exitosa de inclusão no Projeto Brincluir em São José de Piranhas-PB” foi contemplado por todos que passaram pelo stand e prestigiaram a apresentação. O professor Antônio Inácio, componente da comissão científica do evento, teceu elogios ao trabalho desenvolvido no município. Em suas palavras: “é muito difícil os municípios incentivarem seus profissionais à participação de eventos científicos como este, bem como a divulgação científica de projetos que demonstram as possibilidades de trabalhos exitosos perante os desafios existentes no campo da inclusão. Vocês estão de parabéns pela iniciativa.”

Durante a apresentação, a coordenadora pedagógica de Educação Inclusiva enfatizou que as ações bem sucedidas do projeto são graças ao trabalho colaborativo de toda a equipe técnica de voluntários. “Nosso objetivo é mostrar a sociedade que pessoas com deficiência podem realizar qualquer atividade ou frequentar qualquer espaço, desde que sejam adaptados aos seus limites e que sejam potencializados as suas capacidades. Graças à disponibilidade de cada voluntário e apoio das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Esportes, buscamos dar o nosso melhor para gerar bem estar e fortalecimento de vínculos afetivos das crianças com seus cuidadores“.

 

Comentários