• 31/03/2022
  • por Resenha Politika

Saúde da pessoa trans: entenda os cuidados durante e após o processo de transição

Saúde da pessoa trans: entenda os cuidados durante e após o processo de transição

O mês de março é marcado por ações e iniciativas que buscam sensibilizar e conscientizar a sociedade, erradicando estigmas e combatendo violências sofridas pela população transexual e travesti, além de garantir direitos muitas vezes negados à comunidade, como à saúde. Por isso, em alusão ao Dia Internacional da Visibilidade Trans, comemorado nesta quinta-feira (31), o Vandique Exames apresenta um check-up especializado para mulheres e homens que passam ou passaram pela transição de gênero.

O conjunto de 19 exames possibilita avaliar as condições gerais da saúde das pessoas trans. Por isso, dentre os testes, estão os relacionados à cirurgia de redesignação sexual e à hormonioterapia, um tratamento seguido por muitas pessoas transgêneros para modificar o seu corpo através da utilização de hormônios, sejam eles masculinos, por meio do uso da testosterona, ou femininos, por meio do estrogênio.

A terapia hormonal é um processo complexo e que necessita de um acompanhamento médico para que seja realizado com segurança, mantendo as condições de saúde do paciente. É importante ressaltar que a hormonização acontece de uma maneira diferente para cada pessoa, com respostas e resultados individuais. Por essa razão, é necessário também a assistência e orientação de outros profissionais, como neurologista, psiquiatra e nutricionista.

Quando usados de maneira irregular, em doses muito altas ou sem supervisão clínica, os hormônios podem oferecer riscos à saúde. Exemplo disso são os dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), que alertam para maior incidência de osteoporose em pacientes trans, câncer de mama em mulheres trans que fazem o uso do estrogênio e ainda doenças cardiovasculares e câncer de próstata em mulheres trans, mesmo quando feita a cirurgia de redesignação de sexo.

Além de manter o acompanhamento médico e exames em dias, um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e exercícios físicos, são grandes aliados na busca pela saúde e bem-estar. O Vandique Exames oferece o check-up em todas as suas unidades de João Pessoa, Cabedelo e Bayeux. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (83) 3024-9604 e (83) 98783-0634 ou no site do laboratório: www.vandique.com.br.

Comentários