• 18/02/2020
  • por Resenha Politika

Educação

Se Liga no Enem PB 2020 tem concurso de redação e revisões para egressos e concluintes

 Se Liga no Enem PB 2020 tem concurso de redação e revisões para egressos e concluintes

Os editais do Se Liga no Enem PB 2020 foram divulgados nesta terça-feira (18) no Diário Oficial do Estado. Além da segunda edição do Concurso de Redação Se Liga no Enem PB, o edital ainda estabelece o Se Liga no Enem PB Revisão, que vai oferecer 5,4 mil vagas para estudantes egressos e concluintes das escolas da Rede Estadual de Ensino, que vão ter aulas de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT/PB) e visa a preparação dos alunos da Rede Estadual para o Enem. 

O concurso de redação será realizado em quatro etapas, com um tema por bimestre, voltado para os alunos que irão prestar o Enem. Os vencedores do concurso ganharão medalhas e certificados. Já as escolas vão ser premiadas com troféus. A competição será destinada a todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, e visa valorizar e estimular a criatividade, o raciocínio, a leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita em Língua Portuguesa. 

Inscrições e regras - As inscrições para a 2ª edição do Concurso de Redação serão efetivadas bimestralmente, no site da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, por meio do endereço: http://see.pb.gov.br/seliganoenem.

As redações deverão ser escritas à caneta tinta preta, em folha modelo próprio da secretaria, disponível no site: http://see.pb.gov.br/seliganoenem, atendendo aos critérios exigidos pelo Enem. As escolas deverão desenvolver o tema em sala de aula e aplicar a prova de redação durante a semana definida no edital. Após a correção, a escola deverá enviar a melhor redação para o Núcleo de Redação de sua Gerência Regional de Ensino, o qual irá proceder nova avaliação, com o nome completo do aluno e do orientador. 

A Gerência Regional de Educação deverá enviar as três redações mais bem avaliadas para o Núcleo de Redação da SEECT/PB, conforme prazos definidos anteriormente. A SEECT/PB irá corrigir e definir as 10 redações finalistas. Para a 1ª etapa do Concurso, será considerado o tema “Os desafios para o desenvolvimento econômico no Brasil contemporâneo”.

Se Liga no Enem PB Revisão - O Processo Seletivo para o Se Liga No Enem PB Revisão tem como objetivo a formação de turmas de alunos egressos e concluintes da rede estadual para o curso de revisão dos conteúdos para o Enem 2020. Ao todo, serão oferecidas 5,4 mil vagas nos 45 polos das 14 Gerências Regionais de Ensino. As aulas reforçam e ampliam os conhecimentos dos alunos egressos e concluintes que pretendam concorrer às vagas dos cursos de graduação ou licenciatura por meio do Enem, utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou de outros processos seletivos.

As aulas vão acontecer de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h, conforme calendário a ser divulgado no início das aulas, na modalidade presencial e, concomitantemente, na modalidade assistida por tecnologia apor meio do site: http://see.pb.gov.br/seliganoenem.

Requisitos para inscrição - Os alunos que queiram participar das aulas de revisão precisam ser egressos ou concluintes da Rede Estadual de Ensino. Além disso, após terem se matriculado, os estudantes precisam ter pelo menos 75% de presença nas aulas e estarem inscritos no Enem e no Concurso de Redação do Se Liga no Enem PB.

O programa - O Se Liga No Enem é um programa do Governo do Estado da Paraíba criado em 2018 que atua em vários formatos. O ‘Se Liga No Enem Festival’ promove eventos de revisão festivos aos sábados em todas as 14 Gerências Regionais de Ensino. Já o ‘Se Liga No Enem na Escola’ conta com 64 polos presenciais de aulas para escolas regulares e integrais; o ‘Se Liga No Enem Egressos’ disponibiliza aulas de cursinho, presencial e à distância, para alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual. O programa ainda conta com o ‘Núcleo de Redação’, com produção de uma redação por mês simultaneamente em todo o estado, além dos ‘Simulados’, com realização de dois simulados por ano, um em maio e outro em agosto, dentro das competências e habilidades do Enem.

Comentários