• 21/04/2022
  • por Resenha Politika

Secretaria de Estado da Saúde recebe homenagem da Assembleia Legislativa pela condução da pandemia

Secretaria de Estado da Saúde recebe homenagem da Assembleia Legislativa pela condução da pandemia

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta quarta-feira (20), uma homenagem da Assembleia Legislativa (ALPB) em reconhecimento à condução da pandemia. A medalha Epitácio Pessoa foi concedida à secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, ao diretor-superintendente da Fundação PBSaúde, Daniel Beltrammi, e ao ex-secretário Geraldo Medeiros, pelo trabalho realizado na saúde pública paraibana. 

Na ocasião, o presidente da ALPB, Adriano Galdino, afirmou que a condecoração dos gestores representava um ato de justiça, reconhecimento e agradecimento. “A Paraíba foi referência para o resto do Brasil na condução da pandemia graças à competência de Renata Nóbrega, Daniel Beltrammi e Geraldo Medeiros e isso nos deixa com muito orgulho. Ações importantes foram realizadas com base na ciência e tiveram forças de evitar que muitos paraibanos fossem a óbito. Algumas vezes a população chegou a reclamar, mas os secretários resolveram apostar na vida e assumir o desgaste público, preferindo salvar a vida do povo da Paraíba”, destacou.

A secretária Renata Nóbrega agradeceu a condecoração e reforçou que a homenagem representa o coletivo, o SUS e se estende a todos os profissionais de saúde da Paraíba. Durante seu discurso, ela trouxe informações sobre como a saúde pública paraibana cresceu na pandemia, a começar pela implantação do Centro Estadual de Regulação Hospitalar para Covid-19, possibilitando a assistência de todo e qualquer paraibano que precisou de leito e oxigênio. Renata pontuou também o avanço da vacinação, destacando as mais de 8.600.00 doses aplicadas e 80,54% da população com esquema vacinal completo. 

“Conseguimos alcançar nota máxima em todas as avaliações que a Paraíba esteve. Não colapsamos o sistema. O SUS da Paraíba cumpriu com sua missão. As salas do gabinete da SES sabem o quanto lutamos diuturnamente para que o estado chegasse ao lugar em que se encontra hoje. Mas precisamos lembrar que a pandemia ainda não acabou, precisamos manter todos os cuidados”, pontuou.  

Para Daniel Beltrammi, o reconhecimento vem para consagrar o trabalho de homens e mulheres que escolheram cuidar da saúde dos paraibanos e das paraibanas. Ele reforça que foi o esforço do sistema de saúde público e da ciência a serviço da vida que trouxe o estado a ocupar o lugar de destaque na condução da pandemia. “A Paraíba fez a lição de casa, essa é uma das 27 unidades federadas que mais soube contribuir sobre como combater a pandemia e isso fica como legado para o país também”, frisou. 

O médico e ex-secretário Geraldo Medeiros pontuou o orgulho que sente em representar todos os profissionais de saúde do estado e ressaltou que o êxito na condução da pandemia foi uma consequência da união dos três gestores da pasta. Reafirmando o compromisso com a população paraibana, ele destacou que um dos pontos positivos da gestão foi a transparência em relação ao cenário epidemiológico. “Nós não omitimos nenhum número, nenhuma informação”, observou.

A entrega da mais alta condecoração da casa foi uma propositura dos deputados estaduais Adriano Galdino, Jeová Campos, Wilson Filho, Pollyanna Dutra, Raniery Paulino, Ricardo Barbosa, João Gonçalves, Júnior Araújo e Janduhy Carneiro.

Comentários