• 02/07/2021
  • por Resenha Politika

AstraZeneca

Secretaria de Saúde da Paraíba emite nota e orienta municípios sobre imunizantes vencidos

Secretaria de Saúde da Paraíba emite nota e orienta municípios sobre imunizantes vencidos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) emitiu nota na tarde desta sexta-feira (2) após divulgação na imprensa de que lotes de imunizantes contra a Covid-19 fora do prazo de validade, do laboratório AstraZeneca, foram distribuídas pelo Ministério da Saúde 

Confira a nota na íntegra:

Caros, boa tarde!

A Folha publicou hoje matéria baseada na análise de dados do sistema de informação da imunização do Ministério da Saúde, sobre isso, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que os municípios devem avaliar se foi erro de registro ou se não aplicou em tempo oportuno.

Todas as doses são entregues em até 24h após o recebimento aos municípios que são integralmente responsáveis pelo armazenamento, aplicação e informação aos sistemas de notificação do Ministério da Saúde.
As orientações técnicas às equipes de vacinação ocorrem frequentemente.

Segundo a reportagem, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Para saber se a sua vacina foi aplicada depois do vencimento, é necessário checar, no cartão de vacinação, se o lote é um dos presentes na lista e, em seguida, conferir se o dia de aplicação foi posterior à data de vencimento. Caso a vacina seja aplicada depois da validade, o principal risco é a ineficácia do imunizante.

 

Comentários