• 25/01/2019
  • por Resenha Politika

Incentivo

Secretário de Cultura de Cajazeiras convida classe artística para reunião que definirá detalhes do Fuminc

Secretário de Cultura de Cajazeiras convida classe artística para reunião que definirá detalhes do Fuminc

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, convida todo segmento cultural do município para uma reunião na próxima terça-feira, dia 29 de janeiro, às 10 horas, no Casarão da Epifânio Sobreira (sede da Secult). Na oportunidade, serão aprimorados os critérios para o edital do Fundo Municipal de Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019. O secretário Ubiratan di Assis reforça, também, o convite a todos que integram o Conselho de Cultura de Cajazeiras para participarem da reunião.

A partir dessa reunião será desenvolvido o documento decidindo a abertura de inscrições para novos projetos já a partir de fevereiro, definindo critérios e datas.

Conforme Ubiratan di Assis, o processo será democrático, com a escolha de uma comissão de análise de projetos mais isenta possível. Ele acredita que o sucesso do Fuminc desenvolvido em 2019 será o mesmo do acontecido em 2018, quando houve o investimento em 21 projetos. “Estima-se que neste ano chegue a 30 projetos”, prevê. Só participará do Fuminc os que prestaram contas dos projetos apresentados e aprovados no ano passado.

Pelo novo edital assinado em novembro pelo prefeito José Aldemir, os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. O Fuminc incentiva com recursos financeiros os projetos aprovados por uma equipe técnica em análise de projetos culturais composta por três pessoas, satisfazendo as exigências contidas no edital, dentro dos limites orçamentários e financeiros. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.

Comentários