• 05/10/2019
  • por Gilberto Lira

Luto

Sepultamento de Padre Raymundo será na Matriz Nossa Senhora de Fátima em Cajazeiras

Sepultamento de Padre Raymundo será na Matriz Nossa Senhora de Fátima em Cajazeiras

Morreu na noite da sexta-feira (4), aos 88 anos, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, o padre Raymundo Honório Rolim, decano da Diocese de Cajazeiras.

Há alguns dias, o Padre Raymundo Rolim estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) convalescendo de problemas de saúde. Nesta sexta-feira seu quadro clínico se agravou, ele não resistiu e faleceu.

O corpo de Padre Raymundo será velado inicialmente na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, a partir das 10h deste sábado. Em seguida, às 16h, segue em cortejo fúnebre para a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima onde ocorrerá a missa de corpo presente e o sepultamento.

De origem humilde, padre Raymundo nasceu no sítio Vale Verde, pertencente ao município de Cajazeiras, em 18 de novembro de 1930. É primo do Padre Rolim, sendo, portanto, o último descendente mais próximo da família fundadora da cidade. Ele iniciou seus estudos no colégio Salesiano e posteriormente como seminarista do Seminário Arquidiocesano de João Pessoa. Sua ordenação aconteceu em 06 de Dezembro de 1959 na Catedral Nossa Senhora da Piedade.

Em Cajazeiras, o respeitado religioso assumiu por duas vezes a função de professor e orientador do Seminário Nossa Senhora da Assunção, foi professor e diretor do antigo Colégio Diocesano Padre Rolim de 1965 a 1966 e pároco da Matriz Nossa Senhora de Fátima durante 24 anos. Foi pároco substituto da Catedral Nossa Senhora da Piedade e vigário emérito da Paróquia de São João Bosco.

Além da atividade paroquial que exerceu por 48 anos de vida sacerdotal, também trabalhou muito na roça, usando uma área rural de herança dos pais. A renúncia ao exercício paroquial aconteceu em 2007 por livre e espontânea vontade. Aos 83 anos, demonstrando ainda muita lucidez, o padre agricultor, como é chamado por muitos, recolheu-se ao Lar Sacerdotal Dom Zacarias Rolim de Moura, onde escreveu, ultimamente, fatos destacados na sua obra.

Padre Raymundo, renunciou em 2007, após 24 anos de pastoreio, a paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Cajazeiras. Foi quem trouxe a Renovação Carismática Católica para a “terra do Padre Rolim”, atraindo um grande número de jovens. Foi o fundador da Comunidade Católica Siloé e principal incentivador da obra.

Coisas de Cajazeiras

Comentários